O panorama do emprego nos Estados Unidos demonstrou uma notável desaceleração em abril, conforme os mais recentes dados divulgados pelo Bureau of Labor Statistics. No mês em questão, foram adicionados apenas 175.000 novos postos de trabalho, um número abaixo das expectativas de analistas, que previam um acréscimo de 240.000 vagas. Adicionalmente, a taxa de desemprego subiu para 3,9%, contrariando as projeções que apontavam a manutenção do índice em 3,8%.
O crescimento dos salários também não atingiu as previsões dos economistas. O rendimento médio por hora avançou somente 0,2% em relação ao mês anterior e 3,9% na comparação anual, ficando aquém dos esperados 0,3% mensais e 4% anuais. Estes dados sugerem uma possível moderação na pressão inflacionária, algo que vem sendo monitorado de perto pelos formuladores de política econômica.
Em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comentou sobre o atual estado das pressões salariais. “Essencialmente todas as medidas salariais caíram substancialmente desde os picos alcançados após a pandemia”, afirmou Powell, diminuindo as preocupações sobre uma inflação impulsionada pelos salários.
Antes desse relatório, indicadores como o Índice de Custo do Emprego (ICE) mostraram um aumento no primeiro trimestre de 2024, atingindo seu nível mais alto em um ano. No entanto, análises prospectivas, como a taxa de abandono do JOLTS, indicam que o crescimento salarial pode continuar a desacelerar. “Indicadores prospectivos como a taxa de abandono do JOLTS apontam para uma maior desaceleração no crescimento salarial”, escreveu Nancy Vanden Houten, economista-chefe para os EUA na Oxford Economics, em uma nota anterior ao relatório de emprego.
Após a divulgação no momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 60.359,37 com alta de 3% nas últimas 24 horas.