Recentemente, a decisão do juiz no caso entre a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a Ripple reverberou por todo o universo cripto. A grande notícia é que as vendas de XRP, a moeda nativa da Ripple, das bolsas, foram consideradas não como títulos. Imaginem só, um alívio para o setor de criptomoedas!
Nessa maré de incertezas, o JPMorgan, um gigante do setor financeiro, decidiu que era hora de jogar sua âncora e avaliar a situação. De acordo com um relatório de analistas da instituição, a recente decisão da SEC-Ripple pode ter implicações profundas e positivas para a Coinbase e, em uma escala maior, para todo o setor de criptomoedas.
Essa decisão poderia ser aplicada a 13 moedas que são ativamente negociadas na Coinbase. Essas mesmas 13 moedas foram anteriormente apontadas pela SEC como valores mobiliários em uma ação movida contra a empresa no mês passado.
Os analistas do JPMorgan apontaram que se o caso Ripple seguir seu curso atual, será mais difícil para a SEC argumentar que esses 13 tokens são, de fato, valores mobiliários e que a Coinbase é uma bolsa de valores não registrada. Isso poderia isentar a Coinbase de futuros requisitos de licenciamento e regulamentação.
No entanto, antes que comecemos a soltar fogos de artifício, vale ressaltar que, embora a decisão da Ripple reduza o risco para a Coinbase, ela não fornece um avanço significativo para a empresa. Afinal, os produtos de carteira e apostas da Coinbase ainda estão no radar da SEC.
Os analistas do JPMorgan veem uma tendência de alta de longo prazo no ecossistema cripto. Portanto, apesar das marés agitadas, a perspectiva para o futuro ainda é promissora.