As regras finais para a indústria de criptomoedas foram publicadas recentemente pelo Reino Unido. O governo destacou os planos para introdução por fases da regulamentação. De acordo com o planejamento, a legislação para stablecoins apoiadas por fiduciários deverá ser introduzida no início de 2024.
“O governo forneceu uma atualização sobre sua abordagem legislativa para trazer stablecoins apoiadas por fiduciários para o perímetro regulatório do Reino Unido para serviços financeiros. Este documento fornece detalhes adicionais seguindo a abordagem regulatória do Reino Unido para criptoativos, stablecoins e tecnologia de razão distribuída na resposta de consulta dos mercados financeiros publicada em abril de 2022”, afirmou o governo.
Em seu comunicado, o governo do Reino Unido ainda ressaltou: “Esta atualização informará o desenvolvimento da Autoridade de Conduta Financeira e das abordagens do Banco da Inglaterra para regular emissores e custodiantes de stablecoins. e sistemas sistêmicos de pagamentos de ativos de liquidação digital e provedores de serviços, respectivamente”.
Cabe destacar que, no início do mês, as exchanges de criptomoedas Coinbase, OKX e Binance estavam estabelecendo alianças estratégicas no Reino Unido diante das Novas Regulamentações.
Em meio a um cenário de mudanças regulatórias no Reino Unido, grandes nomes do mercado de criptomoedas estão buscando adaptar-se rapidamente. A Bybit, uma das principais exchanges, recentemente se retirou do mercado britânico devido às novas diretrizes de marketing para criptos. No entanto, outras gigantes do setor, como Coinbase, OKX e Binance, estão tomando medidas proativas para garantir sua presença contínua no país.
Coinbase e OKX, por exemplo, estão colaborando com a Archax, uma empresa local, para garantir a aprovação de suas promoções financeiras. A Binance, por sua vez, anunciou uma parceria com a Rebuilding Society, uma empresa de empréstimos peer-to-peer regulamentada no Reino Unido. Esta última, apesar de sua modesta distribuição de £ 35 milhões (US$ 42,6 milhões) em empréstimos desde 2013, pode ser a chave para a Binance continuar operando no território britânico.
Essas parcerias estratégicas são vistas como uma resposta direta às novas regras de marketing da Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido. George Morris, sócio do escritório de advocacia Simmons & Simmons, comentou sobre a situação: “Quando os aprovadores firmam um acordo com uma exchange, eles assumem a responsabilidade pelas promoções, criando uma relação simbiótica.”