Em um cenário onde Bitcoin e Ethereum sempre dominaram parte das métricas do mercados, algo surpreendente ocorreu. Cosmos, uma rede menos mencionada em comparação com as duas gigantes, fez um movimento monumental. Nos últimos 30 dias, os usuários ativos diários do Cosmos cresceram em impressionantes 182%, segundo dados do Token Terminal. Isso deixou o crescimento de Bitcoin, Ethereum e até mesmo da L2 Base da Coinbase à margem.
Bitcoin e Ethereum têm sido os principais blockchains no mercado de criptomoedas há anos. Por isso, a comparação com o Cosmos se torna quase essencial. Já o Base, desde seu início, viu uma quantidade considerável de adoção. No entanto, recentemente, sua popularidade e atividade decaíram um pouco, mostrando uma redução de 12,5% em usuários ativos diários.
A contagem de usuários ativos diários é mais do que apenas números. Ela pode servir como um termômetro para medir a saúde e o sentimento geral de uma rede. E em algumas ocasiões, essas métricas podem, de fato, influenciar os preços das criptomoedas.
Então, o que está por trás dessa ascensão meteórica do Cosmos? O ATOM, token nativo do Cosmos, manteve-se estável, com um valor de US$ 7,02, quase o mesmo de 30 dias atrás. O segredo pode estar em uma expansão estratégica: a integração do protocolo Inter-Blockchain Communication (IBC) com a Binance Smart Chain. O IBC, um protocolo de código aberto, é especializado em facilitar a transferência de dados entre diferentes blockchains.
Protocols w/ the biggest 30d uptick in daily active users:
1. @cosmoshub 182.0%
2. @CeloOrg 43.8%
3. @PancakeSwap 31.6% pic.twitter.com/B675rs2aOc— Token Terminal (@tokenterminal) October 28, 2023
Mas não para por aí. A métrica de Atividade de Desenvolvimento, fornecida pela Santiment, destacou o esforço contínuo da equipe por trás do Cosmos. Esta métrica mostra o compromisso dos desenvolvedores em manter uma rede em constante aperfeiçoamento e atualização. E os números são positivos para o Cosmos. O índice de desenvolvimento subiu para 16.22, indicando uma maior atividade e envio de recursos para o projeto.
No momento da publicação, o preço do Cosmos Hub estava cotado em US$ 7,19 em alta de 0,7% nas últimas 24 horas.