Com a chave Pretty Good Privacy (PGP) comprometida, o desenvolvedor principal do Bitcoin (BTC), Luke Dashjr, teve sua carteira hackeada.
Após o ocorrido, foram realizadas várias transações de saída, neste sábado (31), o que totalizou mais de 200 BTC (perda estimada no valor de US$ 3,3 milhões). No momento da publicação, o preço do Bitcoin (BTC) está sendo negociado a $16,734.53, teve 1.05% de Alta nas últimas 24 horas.
Alegando não “saber como” foi roubado, Dashjr escreveu em seu Twitter:
“Minha chave PGP está comprometida e pelo menos muitos dos meus bitcoins roubados. Não tenho ideia de como. Ajuda por favor”.
Em novembro, Dashjr confirmou que seu servidor foi comprometido e acessado por outra pessoa.
“Meu servidor foi acessado esta manhã por uma pessoa desconhecida. Análise completa em andamento, mas tome cuidado extra para verificar todos os downloads com PGP”.
“Uma investigação mais aprofundada sugere que este não é um trojan padrão, mas algo criado especificamente para comprometer meu servidor”, escreveu.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), afirmou que sua equipe já foi informada e, caso vá em direção à exchange, eles vão congelá-lo.
“Lamento ver você perder tanto. Informei nossa equipe de segurança para monitorar. Se vier em nosso caminho, vamos congelá-lo. Se houver mais alguma coisa em que possamos ajudar, informe-nos. Lidamos com isso com frequência e temos relacionamentos com autoridades policiais (LE) em todo o mundo”.
Mais privacidade no BTC
Vale lembrar que o BTC através do Taproot buscou dar mais privacidade para seus usuários. Ele é uma atualização do Bitcoin que promete manter alguns detalhes da transação enterrados profundamente no solo metafórico.
Em 14 de novembro de 2022, a rede Bitcoin (BTC) ativou o Taproot, no bloco 709.632, abrindo a porta para os desenvolvedores integrarem novos recursos que irão melhorar a privacidade, escalabilidade e segurança no a rede.
Taproot, uma de suas atualizações mais significativas desde 2017, quando o Segregated Witness, também conhecido como “SegWit”, foi integrado pela primeira vez para resolver o problema de dimensionamento do bitcoin.