Uma das principais exchanges de criptomoedas, a Coinbase, instou recentemente o regulador dos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), para aprovar o pedido da gestora de ativos Grayscale para converter seu Ethereum Trust em ETP spot Ethereum.
O diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, compartilhou a justificativa legal, econômica e técnica da exchange de criptomoedas visando explicar o motivo para a SEC aprovar o fundo da Grayscale diante da aproximação do prazo.
Vale lembrar que a SEC adiou novamente a decisão relacionada a uma proposta de um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Ethereum (ETH) da Grayscale Investments. Em uma ordem, em 25 de janeiro, instou o iniciou de procedimentos e solicitação de novos comentários públicos. O regulador adiou sua decisão para o ETF Ether da Grayscale até 10 de março.
“Nossa carta expõe o que qualquer pessoa que prestou a mínima atenção ao assunto sabe: ETH não é um título. Na verdade, antes e depois da fusão, a SEC, a CFTC e o mercado trataram a ETH não como um título, mas como uma mercadoria. A Prova de Participação da Ether tem uma governança comprovadamente forte que exibe características robustas em termos de concentração de propriedade, consenso, liquidez e governança, mitigando riscos de fraude e manipulação. A economia mostra que a ETH é tão resiliente quanto a BTC no cumprimento dos padrões da Comissão para aprovações de ETP”, escreveu Grewal.
Today @coinbase responded to @SECGov‘s request for comment on the proposed @Grayscale Ether Trust ($ETHE) ETP. 27 pages and 96 citations that provide the (1) legal, (2) technical, and (3) economic rationale for approval. 1/6
— paulgrewal.eth (@iampaulgrewal) February 21, 2024
ETF Ethereum: SEC adia decisão sobre proposta da Grayscale
O regulador questionou se o mecanismo de prova de participação da Ethereum e a “concentração de controle ou influência por alguns indivíduos ou entidades” poderiam levar a preocupações referente ao fundo se tornar suscetível a fraude e manipulação.
Além disso, no processo a SEC realizou questionamentos sobre os produtos futuros da Ethereum. De acordo com o relator, os comentários terão um prazo de 21 dias para serem realizados, com um período de refutação de 35 dias.