O CEO da empresa de investimentos em ativos digitais Galaxy Digital, Mike Novogratz, destacou seu “choque” com o aumento da pressão regulatória às criptomoedas enquanto o Governo dos EUA ignora os riscos da inteligência artificial (IA).
Em sua opinião, esta tecnologia poderá desencadear uma crise de identidade que será baseada em “deep fakes”. Na teleconferência do quarto trimestre da empresa, em 28 de março, o CEO da Galaxy Digital afirmou que o governo dos Estados Unidos está “completamente de cabeça para baixo” ao focar na regulação cripto ao mesmo tempo em que ‘fecha os olhos’ e ignora a IA:
“Quando penso em IA, fico chocado ao ver que estamos falando tanto sobre regulamentação de criptomoedas e nada sobre regulamentação de IA. Quero dizer, acho que o governo está completamente equivocado”, destacou.
A declaração sugere o medo do executivo de que esta tecnologia desencadei uma crise de identidade com base em “deep fakes.”
“De várias maneiras, um dos melhores casos de uso para criptografia será a verificação de identidade em torno de aplicativos de IA, porque logo você terá um Mike Novogratz falso, espero que com cabelo […] como você comprova a sua identidade em um mundo assim?”, questionou.
De fato, no último mês a Inteligência Artificial ganhou mais notoriedade e vários interesses começaram a surgir dentro do setor. Recentemente, vários tokens baseados em IA registraram altas significativas.
Vale lembrar que o Goldman Sachs, gigante banco de Wall Street, apresentou esta semana um relatório sobre as projeções do impacto dos avanços rápidos em sistemas de tecnologia generativa de Inteligência Artificial (IA), como o popular ChatGPT, nos mercados de trabalho e na economia globalmente.
Segundo os especialistas do Goldman, Joseph Briggs e Devesh Kodnani, a última tendência tecnológica pode causar uma “interrupção significativa” nos locais de trabalho, afetando cerca de 300 milhões de trabalhadores em tempo integral, se atender às capacidades dos novos.