O fundador e CEO de uma das principais exchanges de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, afirmou recentemente que o Ethereum (ETH) é uma commodity, assim como o Bitcoin (BTC).
Em uma entrevista à Bloomberg, Armstrong afirmou que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA deveria aprovar logo os fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ethereum à vista. No entanto, Armstrong também ressaltou o conflito existente entre as agências federais relacionado à classificação do Ethereum como um título.
“Acho que os ETFs Ethereum deveriam claramente ser aprovados e todos merecem tratamento igual perante a lei. Infelizmente, algumas dessas coisas criptográficas ficaram um pouco politizadas em nossas agências federais. E, infelizmente, há este tipo de guerra territorial entre a CFTC (Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA) e a SEC sobre se é uma mercadoria, se é um valor mobiliário, etc. E acho que os fatos são bastante claros: o Ethereum é uma mercadoria, mas isso não vai impedir as pessoas de tentarem mexer nas coisas”, afirmou.
O CEO da Coinbase observou durante seus comentários que esta situação pode chegar aos tribunais, assim como aconteceu com os ETFs de Bitcoin. Após anos negando os produtos, a SEC aprovou a negociação de ETF baseados em Bitcoin em 10 de janeiro.
“Se for adiado injustamente, acho que a indústria terá que seguir um caminho semelhante ao que aconteceu com o Bitcoin, ou seja, eles irão essencialmente aos tribunais e os tribunais obrigarão os reguladores a seguir as regras, seguir a lei e dar tratamento igual perante a lei. Portanto, pode ser necessário um esforço adicional, mas acho que eles realmente deveriam ser aprovados imediatamente”, complementou Armstrong.
Vale lembrar que o regulador dos EUA vem adiando todas as decisões sobre a aprovação de ETFs de Ethereum. Inicialmente, tinham especulações na comunidade que as aprovações aconteceriam em maio, mas essa probabilidade vem diminuindo cada vez mais.