A exchange cripto Bybit anunciou, em 22 de setembro, a suspensão de seus serviços no Reino Unido. A medida acontece diante da implementação das novas regras de marketing de criptomoedas que serão aplicadas pela Autoridade de Conduta Financeira, em outubro.
Em seu comunicado oficial, a exchange destacou que seu o objetivo principal sempre foi operar seus negócios em “conformidade com todas as regras e regulamentos relevantes no Reino Unido”.
“À luz da introdução de novas regras pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido em relação ao marketing e comunicações por empresas de criptografia, conforme descrito na Declaração de Política de junho de 2023 (PS23/6) intitulada “Regras de promoção financeira para ativos criptográficos”, a Bybit optou por abraçar a regulamentação de forma proativa e pausar nossos serviços neste mercado. A suspensão permitirá à empresa concentrar os seus esforços e recursos para poder cumprir melhor os regulamentos definidos pelas autoridades do Reino Unido no futuro”.
De acordo com a empresa, a partir de 1º de outubro de 2023, às 8h UTC , a Bybit não aceitará mais solicitações de abertura de conta de quaisquer residentes identificados no Reino Unido e cidadãos do Reino Unido. Além disso, a partir de 8 de outubro de 2023, às 8h UTC, os clientes do Reino Unido não poderão mais fazer novos depósitos, criar novos contratos ou aumentar qualquer uma de suas posições existentes para todos os produtos e serviços. Podem, no entanto, reduzir e fechar as suas posições e retirar os seus fundos da nossa plataforma.
“Os clientes do Reino Unido que estão implicados por estas medidas são fortemente encorajados a tomar medidas até 8 de janeiro de 2024, às 8h UTC , para gerir e liquidar as suas posições. Após o prazo estipulado, suas posições abertas serão liquidadas e os recursos da liquidação ficarão disponíveis para saque”, informou.
Vale lembrar que, em junho, o rei Charles aprovou um projeto de lei do Reino Unido que permite que os reguladores supervisionem as criptomoedas e stablecoins. O Projeto de Lei de Mercados e Serviços Financeiros prevê medidas para levar as criptomoedas e stablecoins para o caminho regulatório. O projeto visa um maior poder por parte dos agentes reguladores sobre o sistema financeiro do Reino Unido, incluindo o setor de criptoativos.