O relógio da rede Solana ficou fora de sincronia com a hora do mundo real e agora está cerca de meia hora mais lento. Solana anunciou em sua página de status na quinta-feira, 26 de maio. Este incidente não teve nenhum impacto no desempenho da rede. No entanto, as transações na rede exibirão carimbos de data/hora diferentes de “hora no relógio de parede”.
Essa disparidade de tempo é um dos efeitos dos atuais tempos de slot mais lentos em Solana. Slot time refere-se ao intervalo de tempo em que um validador pode enviar um bloco para a rede.O tempo de slot ideal da Solana é de 400 milissegundos (ms), mas esse valor quase dobrou para cerca de 746ms, de acordo com dados do painel do explorador de blockchain da Solana.Este projeto usa PoH como algoritmo de consenso; PoH cuida da cronometragem de Solana, permitindo que cada nó na rede mantenha um registro preciso do tempo.
O SOL usa um conjunto de validadores responsáveis pelo processamento de transações no blockchain e o PoH calcula as horas atuais descentralizadas. Quando os slots se tornam significativamente maiores que 400ms, o relógio do cluster começa a oscilar, ou seja, perde sincronia com o tempo do mundo real.Além do fato de que o tempo não está sincronizado com o tempo do mundo real, isso também causa alguns efeitos econômicos relacionados à recompensa anual de staking.
As recompensas de staking do projeto são pagas em cada época. Como tal, menos épocas reduzirão os ganhos coletados por delegantes e validadores na rede. Essa redução no staking yield também se soma ao fato de o SOL, como outras moedas, ter diminuído significativamente desde o início do ano.