Em um cenário global onde as discussões sobre o futuro das finanças digitais ganham cada vez mais espaço, Brian Armstrong, CEO da Coinbase, reacendeu o debate sobre o papel do Bitcoin como reserva estratégica para governos. Em meio a questionamentos sobre a volatilidade das criptomoedas e a busca por ativos seguros, Armstrong defende que o Bitcoin não só tem o potencial de superar o ouro, mas também se apresenta como uma alternativa mais moderna e eficiente para as reservas nacionais.
Recentemente, o governador do South African Reserve Bank (SARB), Lesetja Kganyago, expressou ceticismo em relação à inclusão do Bitcoin nas reservas governamentais, contrastando-o com o histórico do ouro. No entanto, Armstrong rebateu essa visão, argumentando que o Bitcoin oferece vantagens significativas em relação ao metal precioso.
Em sua conta oficial do X, Armstrong detalhou os motivos pelos quais acredita na superioridade do Bitcoin. Ele destacou que, embora o ouro possua descentralização e escassez, o Bitcoin se destaca pela divisibilidade, portabilidade e fungibilidade aprimoradas. Além disso, Armstrong apontou a facilidade de verificação das transações de Bitcoin, que são transparentes no blockchain, em comparação com a complexidade de atestar a pureza do ouro.
O CEO da Coinbase também destacou o potencial de crescimento do Bitcoin nos próximos anos, observando que sua capitalização de mercado representa atualmente apenas uma fração da do ouro. “Hoje, o valor de mercado do Bitcoin de ~$2T representa cerca de 11% do valor de mercado do ouro de ~$18T”, afirmou.
Para, Armstrong os países deveriam começar alocando uma parcela de suas reservas de ouro para o Bitcoin, aumentando gradualmente essa participação à medida que o mercado do Bitcoin se expande. O executivo acredita que, em um período de 5 a 10 anos, o Bitcoin pode ultrapassar o valor de mercado do ouro, consolidando-se como uma reserva de valor ainda mais robusta.
“O Bitcoin é uma forma melhor de dinheiro. Ele tem a descentralização e a escassez do ouro, mas melhor divisibilidade, portabilidade e (eu acho) até fungibilidade. É relativamente mais difícil dizer se o ouro é puro ou contém algum chumbo no meio da barra. Tudo isso me leva a acreditar que qualquer país com reservas de ouro deve manter pelo menos 11% dessa quantia em reservas de Bitcoin. E acredito que nos próximos 5 a 10 anos o valor de mercado do Bitcoin provavelmente ultrapassará o ouro. Portanto, essas reservas devem crescer para exceder o ouro. Se os EUA liderarem aqui com uma Reserva Estratégica de Bitcoin, acho que muitos do G20 seguirão”, afirmou.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 105.235 com alta de 3.5% nas últimas 24 horas.