Em um desenvolvimento recente no mercado indiano, a maior exchange de criptomoedas, a Binance, retornou ao país após estar bloqueada desde janeiro, conseguindo assim obter o registro para operação na Índia. A empresa agora está registrada como uma “entidade de relatório”, na Unidade de Inteligência Financeira da Índia.
“Como parte de nossos esforços contínuos para manter os mais altos padrões regulatórios, temos orgulho de anunciar que a Binance se registrou com sucesso como uma entidade de relatórios na Unidade de Inteligência Financeira (FIU) da Índia. Essa conquista marca o 19º marco regulatório global da Binance”.
Cabe destacar que a Índia lidera o mundo na adoção de criptomoedas de base, de acordo com o Índice Global de Adoção de Criptomoedas de 2023 da Chainalysis. Neste sentido, Richard Teng, CEO da Binance, comentou sobre a importância do retorno da exchange ao mercado indiano.
“Nosso registro no FIU-IND marca um marco importante na jornada da Binance. Reconhecendo a vitalidade e o potencial do mercado indiano de VDA, esse alinhamento com as regulamentações indianas nos permite adaptar nossos serviços às necessidades dos usuários indianos. É um privilégio estender o alcance de nossa plataforma de ponta a esse mercado próspero, apoiando a evolução contínua do VDA na Índia”, disse o CEO.
Vale lembrar que o órgão de fiscalização financeira da Índia condenou a Binance ao pagamento de uma multa de 188,2 milhões de rúpias indianas (US$ 2,25 milhões), de acordo com um documento datado de 19 de junho. Na ordem, a Unidade de Inteligência Financeira informou que a multa dada à Binance acontece pela exchange ter violado as regras da Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro na Índia.
Em janeiro, a Google Play Store na Índia tomou a decisão de remover os aplicativos de troca de criptomoedas Binance e OKX. Este passo foi uma resposta direta ao aviso de descumprimento emitido pelo governo indiano contra essas plataformas.