O CEO da exchange de criptomoedas Binance, Changpeng Zhao (“CZ”), se pronunciou oficialmente após a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos EUA entrar com um processo contra ele e sua empresa por violações comerciais, em 27 de março.
Em nota, o chefe da Binance afirmou que a reclamação civil da CFTC é “inesperada e decepcionante, apesar de trabalharmos em cooperação com a CFTC por mais de dois anos”.
“Após uma análise inicial, a reclamação parece conter uma descrição incompleta dos fatos, e não concordamos com a caracterização de muitos dos problemas alegados na reclamação. Embora só possamos dar respostas completas no devido tempo, abordaremos alguns pontos-chave abaixo”, destacou.
My Response to the CFTC Complaint | Binance Blog https://t.co/TadyotM7HN
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) March 27, 2023
A CFTC acusou a Binance de não cumprir suas obrigações regulatórias por não se registrar adequadamente no regulador de derivativos. A exchange tem sido alvo de uma investigação da CFTC desde 2021, e reconheceu em fevereiro que provavelmente enfrentaria uma ação regulatória nos Estados Unidos. Desde então, tem trabalhado com os reguladores para tentar resolver a situação.
No comunicado, CZ ressaltou que a Binance está “comprometida com a transparência e a cooperação com reguladores e policiais (LE) – nos EUA e globalmente. Pretendemos continuar respeitando e colaborando com os reguladores dos EUA e outros ao redor do mundo”.
Vale lembrar que, além da CFTC, a exchange cripto também está sob investigação do Internal Revenue Service e dos promotores federais, que estão examinando a adesão da exchange às regras de combate à lavagem de dinheiro. Enquanto isso, a Securities and Exchange Commission está investigando se a Binance permitiu que os comerciantes dos EUA acessassem títulos não registrados.