Nirmala Sitharaman, ministra das Finanças da Índia, falou para o parlamento, afirmando que o Reserve Bank of India (RBI) está buscando uma proibição total das criptomoedas, mas acredita que a colaboração global é necessária para garantir que isso seja possível. O ministro disse que a cooperação global visa evitar a “arbitragem regulatória”.
Em materia publicada no site The Economic Times, Sitharaman disse:
As criptomoedas são, por definição, sem fronteiras e exigem colaboração internacional para evitar a arbitragem regulatória. Portanto, qualquer legislação para regulamentação ou proibição só pode ser efetiva após uma colaboração internacional significativa na avaliação dos riscos e benefícios e evolução da taxonomia e padrões comuns.
A ministra Sitharaman novamente levantou preocupações sobre o setor, citando questões como especulação enquanto descarta a possibilidade de criptomoedas serem usadas como moeda porque o banco central não as emite. Ela disse:
Além disso, o valor das moedas fiduciárias é ancorado pela política monetária e seu status como moeda legal. No entanto, o valor das criptomoedas depende exclusivamente das especulações e expectativas de altos retornos que não estão bem ancorados.
Houve algumas especulações de que o governo apresentaria um projeto de lei sobre regulamentação de criptomoedas, mas nenhuma indicação de tal projeto foi dada. O ministro das Finanças disse que o RBI recomendou legislar sobre o setor de criptomoedas e, em sua opinião, as criptomoedas devem ser proibidas. Ela adicionou:
Isso é em vista das preocupações expressas pelo RBI sobre o efeito desestabilizador das criptomoedas na estabilidade monetária e fiscal de um país.