BOCI, um banco da China, se tornou recentemente a primeira instituição financeira chinesa a emitir um título tokenizado em Hong Kong. No valor de 200 milhões de renminbi offshore, equivalente a US$ 28 milhões, o banco realizou a emissão das primeiras notas totalmente digitais na blockchain Ethereum.
“O produto foi originado pelo UBS e colocado para seus clientes na Ásia-Pacífico, marcando uma colaboração de longo prazo entre o BOCI e o UBS no espaço de notas estruturadas digitais. O UBS emitiu uma nota de taxa fixa tokenizada de US$ 50 milhões em dezembro de 2022 sob as leis inglesa e suíça, digitalizada em um blockchain autorizado.
Ao emitir esses títulos digitais, tanto o BOCI quanto o UBS deram novos passos em termos de leis aplicáveis e tipos de blockchain. Esta transação marca o primeiro produto desse tipo na Ásia-Pacífico constituído sob as leis de Hong Kong e Suíça e tokenizado na principal blockchain Ethereum, introduzindo com sucesso títulos regulamentados em uma blockchain pública”, afirmou em um comunicado oficial.
Ying Wang, vice-CEO do BOCI , destacou que o banco está muito satisfeito por estar na vanguarda da inovação em finanças de tecnologia e finanças digitais.
”Trabalhando em conjunto com o UBS, estamos conduzindo a simplificação dos mercados e produtos de ativos digitais para clientes na Ásia-Pacífico por meio do desenvolvimento de produtos estruturados digitais baseados em blockchain, projetados especificamente para clientes na Ásia-Pacífico. Somos encorajados pela evolução da economia digital de Hong Kong e estamos comprometidos em promover a transformação digital e o desenvolvimento inovador da indústria financeira de Hong Kong”, disse Wang.
Conforme adiantou em nota, o UBS continuará expandindo seus serviços de tokenização, por meio do UBS Tokenize, em produtos estruturados, renda fixa e financiamento compromissado.