O Banco do Japão (BOJ) não considerará implementar um CBDC em breve devido à popularidade de cartões de crédito, serviços bancários on-line e ferramentas de pagamento criptográfico entre os consumidores no país, informou Sayuri Shirai do Asia Times em 20 de julho.
À medida que isso acontece, o setor privado incentiva o uso generalizado de tecnologias de pagamento digital e móvel. Além disso, acredita-se que a maioria dos cidadãos japoneses tem acesso irrestrito ao sistema bancário e não há necessidade de promover a inclusão financeira de nenhum grupo desfavorecido. Além disso, a maioria dos consumidores considera os instrumentos de pagamento baseados no setor privado mais atraentes devido a benefícios como pontos que podem receber e acumular e depois usar para pagar bens ou outros serviços.
O BOJ iniciou uma fase piloto para determinar a viabilidade de emitir um CBDC em abril de 2021, até março de 2022, passando para uma segunda fase para determinar suas funções expandidas. Em meados de abril, o CEO do BOJ, Shinichi Uchida, descartou a possibilidade de o banco central introduzir um iene digital para atingir taxas de juros negativas enquanto o banco central ainda está se preparando para o teste CBDC.
A terceira fase foi pausada na qual a organização prevê que empresas privadas e usuários finais participem de um programa piloto, se necessário. Enquanto isso, uma nova pesquisa realizada pela Fintech e pela empresa de blockchain Ripple descobriu que 70% dos líderes do setor financeiro acreditam que os CBDCs têm potencial para impulsionar mudanças sociais no próximo ano, com vantagens como inclusão financeira e acesso ao crédito.