A Ethereum Foundation anunciou que os desenvolvedores da plataforma estão lançando a atualização Shanghai-Capella, também conhecida como Shapella, na rede de teste Goerli. O teste final acontecerá hoje, em um esforço para preparar a rede principal para o lançamento, previsto para abril deste ano.
A atualização incluirá o Ethereum Improvement Proposal (EIP) 4895, que permitirá retiradas de staking do validador na rede principal. Esse recurso foi desativado durante a mudança do Ethereum para um consenso de prova de participação em setembro de 2022, a fim de garantir uma transição segura.
O lançamento da atualização na rede de teste Goerli 162304, está programado para acontecer por volta das 18h25 EST (19:25 BRT – 22:25 UTC). Se o teste ocorrer sem problemas, a atualização será implantada na rede principal no próximo mês.
Os desenvolvedores da Ethereum também planejaram três melhorias adicionais destinadas a otimizar os custos de gás para certas atividades com a atualização do Shapella.
Antes de Goerli, os desenvolvedores realizaram várias fases de testes públicos nas redes de teste públicas de Sepolia e Zhejiang desde fevereiro. Goerli será o terceiro e último testnet usado pelos desenvolvedores para testar a atualização do Shapella.
A Ethereum é uma das maiores plataformas de blockchain do mundo e permite que desenvolvedores criem aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e tokens personalizados. A atualização da rede é esperada com grande expectativa pela comunidade de criptomoedas e desenvolvedores.
No momento da publicação, o preço do ETH estava cotado em US$ 1,700 em alta de quase 2% nas últimas 24 horas.