O bilionário e cofundador da BitMEX, Arthur Hayes, compartilhou uma previsão recente sobre uma possível “destruição” do Bitcoin (BTC) após o lançamento do fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin à vista. A previsão joga um balde de água fria na comunidade tendo em vista que um ETF está sendo muito aguardado no mercado, podendo impulsionar à indústria para novas máximas.
Em sua previsão, compartilhada em uma postagem recente no blog em 22 de dezembro, Hayes destacou que a maior criptomoeda do mercado completamente destruída se “ETFs gerenciados por gestores de ativos TradFi fossem muito bem-sucedidos”.
“Fundamentalmente, se os ETFs administrados por gestores de ativos TradFi forem muito bem-sucedidos, eles destruirão completamente o Bitcoin. Esta previsão é baseada em uma diferença importante, sutil, mas profunda, entre o Bitcoin e todos os outros instrumentos monetários que a humanidade já usou”, disse Hayes.
Hayes fez uma comparação entre Bitcoin e ouro, destacando que se uma pessoa cavasse um buraco e depositasse ouro e resmas de papel e voltasse em 100 anos, o ouro e o papel ainda existiriam, entretanto com o Bitcoin é completamente diferente.
“Bitcoin é o primeiro ativo monetário na história da humanidade que só existe se for movimentado. Depois que as recompensas do bloco Bitcoin chegarem a zero por volta de 2140, os mineradores só serão recompensados pela validação de transações por meio de taxas de transação. Isso significa que os mineradores só receberão renda em Bitcoin se a rede for usada. Em essência, se o Bitcoin se mover, ele terá valor. Mas se nunca houvesse outra transação de Bitcoin entre duas entidades, os mineradores não seriam capazes de arcar com a energia necessária para proteger a rede. Como resultado, eles desligariam suas máquinas. Sem os mineradores, a rede morre e o Bitcoin desaparece”.
A comunidade cripto estima que um ETF de Bitcoin seja lançado em janeiro de 2024. A expectativa é que dois eventos em 2024 impulsionem os preços no mercado, o lançamento de um ETF de Bitcoin à vista e o halving do BTC.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 43.621,27 em alta de 0.2% nas últimas 24 horas. Nos últimos sete dias, o Bitcoin aumentou seu preço em 3.3%.