O bilionário e cofundador da BitMEX, Arthur Hayes, destacou recentemente que um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Bitcoin (BTC) à vista bem sucedido pode ocasionar uma grande mudança de capital, com uma potencial migração de bilhões de dólares vinda do mercado de Finanças Tradicionais (TradFi) para a indústria de criptomoedas.
Hayes observa que, atualmente, a descoberta de preços do Bitcoin acontece geralmente em exchanges orientais, contudo, os ETFs não são negociados nestas exchanges de criptomoedas, o que cria oportunidades de arbitragem para exchanges ocidentais com menos liquidez.
“Pela primeira vez em muito tempo, os mercados de Bitcoin terão uma oportunidade de arbitragem previsível e duradoura. Esperançosamente, milhares de milhões de dólares de fluxo serão concentrados num período de uma hora em bolsas que são menos líquidas e seguem os preços dos seus maiores concorrentes orientais.”
Hayes também ressaltou sua crença que, para que “oportunidades de negociação durem muito tempo e permitam que os arbitradores as executem em tamanho suficiente, o complexo Bitcoin Spot ETF deve negociar bilhões de dólares em ações todos os dias”.
“Na sexta-feira, 12 de janeiro, o volume total diário atingiu US$ 3,1 bilhões. Isto é muito encorajador e à medida que os vários gestores de fundos começarem a ativar a sua vasta rede de distribuição global, os volumes de negociação só aumentarão. Com uma forma líquida dentro do sistema TradFi para negociar a versão financeira do Bitcoin, os gestores de dinheiro serão capazes de escapar dos terríveis retornos que os títulos agora proporcionam neste ambiente inflacionário global”, complementou.
Vale lembrar que, no mês passado, Arthur Hayes, compartilhou uma previsão sobre uma possível “destruição” do Bitcoin (BTC) após o lançamento do fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin à vista.
Em sua previsão, compartilhada em uma postagem recente no blog em 22 de dezembro, Hayes destacou que a maior criptomoeda do mercado completamente destruída se “ETFs gerenciados por gestores de ativos TradFi fossem muito bem-sucedidos”.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 42.695,64 com alta de 0.3% nas últimas 24 horas.