Após um grande escrutínio enfrentado na Nigéria, uma das principais exchanges de criptomoedas, a KuCoin, anunciou a interrupção da negociação peer-to-peer (P2P) baseada em Naira. Em 15 de maio, a KuCoin divulgou sua decisão de suspender as negociações P2P em sua plataforma que são baseadas na naira nigeriana como uma forma de responder ao maior escrutínio dos reguladoras da Nigéria.
Em seu comunicado oficial, a exchange citou que a ação acontece diante do “processo de conformidade” no país. A medida aconte algumas após a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) da Nigéria realizar uma reunião com participantes da indústria e solicitar o interrompimento das atividades comerciais P2P.
A Kucoin informou que a partir das 08:00 do dia 15/05/2024 (UTC) vai suspender temporariamente todos os serviços P2P de Naira Nigeriana (NGN) e serviço de Compra Rápida por meio de cartões Naira. “Os pedidos em andamento serão concluídos normalmente e todos os outros serviços permanecerão disponíveis. Tenha certeza de que seus ativos estão seguros na KuCoin. Embora entendamos que isso possa exigir alguns ajustes nas suas preferências de negociação, queremos assegurar-lhe que esta decisão é um passo em direção a uma experiência de negociação ainda melhor para você”.
“Durante esta pausa temporária, nos concentraremos em garantir a conformidade e criar um ambiente mais robusto e seguro para todos os nossos usuários. Estamos plenamente conscientes dos impactos causados e queremos expressar a nossa gratidão pela sua compreensão e cooperação enquanto navegamos juntos por esta mudança. A equipe KuCoin está empenhada em resolver este assunto de forma rápida e eficiente. Estamos ansiosos para retomar os serviços P2P de Naira Nigeriana (NGN) e o serviço de compra rápida por meio de cartões Naira de maneira totalmente compatível. Juntos, prosperamos para construir um ecossistema comercial vibrante e próspero”, destacou.
Vale lembrar que, nos últimos meses, a também exchange de criptomoedas, Binance, vem enfrentando desafios com as autoridades regulatórias da Nigéria, principalmente após a detenção de dois executivos da empresa e a saída da empresa do país.
Visão Geral Das Regulamentações De Criptomoeda Na Nigéria
A Nigéria testemunhou um aumento considerável no interesse por criptomoedas, especialmente evidente durante o declínio do mercado em abril de 2022.
Após a proibição imposta pelo Banco Central da Nigéria (CBN) e considerando o crescente interesse por criptomoedas no país, a Comissão de Valores Mobiliários da Nigéria (SEC) assumiu a responsabilidade de formular um arcabouço regulatório para as criptomoedas. Em maio de 2022, a SEC publicou um extenso documento de 54 páginas intitulado “Novas regras sobre emissão, plataformas de oferta e custódia de ativos digitais”, disponibilizado em seu site oficial.
Este documento é um marco importante, pois estabelece o caminho para operadores de serviços de criptomoeda na Nigéria e delineia as diretrizes para que as instituições bancárias e financeiras interajam com ativos digitais. Ele também define claramente os ativos digitais no contexto nigeriano e sublinha que todas as ofertas de tokens digitais, ofertas iniciais de moedas e quaisquer outras ofertas relacionadas à blockchain no país serão submetidas à regulamentação da SEC nigeriana.