Os especialistas do Goldman Sachs compartilharam um relatório recente para explicar por que as ações de Inteligência Artificial (IA) não estão em uma bolha. O documento destaca o alto interesse por IA este ano, ocasionando uma grande recuperação nas ações de tecnologia.
“Mesmo que essas ações tenham subido substancialmente, não parecem estar numa bolha”, afirmou Peter Oppenheimer, estrategista-chefe de ações globais da Goldman Sachs Research, no relatório da equipe. “Acreditamos que ainda estamos nos estágios relativamente iniciais de um novo ciclo tecnológico que provavelmente levará a um desempenho superior ainda maior”, complementou.
O relatório aponta que há um grupo concentrado de grandes empresas norte-americanas liderando o mercado em alta. Segundo a Goldman Sachs Research, essas empresas tiveram um retorno de cerca de 60% durante os primeiros oito meses de 2023.
Conforme os dados, somente 15 empresas foram responsáveis por um índice superior a 90% dos retornos do S&P 500 entre os meses de janeiro a junho. “Uma vez que muitos destes primeiros vencedores são empresas muito grandes, a concentração de retornos no mercado acionista este ano tem sido extraordinariamente elevada”, disse Oppenheimer.
Vale lembrar que, em março, o Goldman Sachs, gigante banco de Wall Street, apresentou um relatório sobre as projeções do impacto dos avanços rápidos em sistemas de tecnologia generativa de Inteligência Artificial (IA), como o popular ChatGPT, nos mercados de trabalho e na economia globalmente. Segundo os especialistas do Goldman, Joseph Briggs e Devesh Kodnani, a última tendência tecnológica pode causar uma “interrupção significativa” nos locais de trabalho, afetando cerca de 300 milhões de trabalhadores em tempo integral, se atender às capacidades dos noivos.
Diante dos senadores americanos, Elon Musk mostra preocupação com risco de IA para os humanos
O bilionário Elon Musk externou suas preocupações relacionadas aos riscos associados à Inteligência Artificial (IA). Musk participou de uma audiência no Senado dos Estados Unidos direcionado ao assunto.
Ao comentar sobre o tema, , de acordo com informações do Coin Edition, Musk afirmou que há uma chance que a tecnologia IA “mate todos nós”. Para o bilionário há uma gravidade enorme de se errar com IA.
“Há alguma chance – acima de zero – de que a IA mate todos nós. Acho que é baixo, mas há alguma chance. As consequências de errar na IA são graves”.
Em entrevista à CNBC após a audiência, o bilionário destacou que é essencial que a tecnologia de IA seja regulamentada, ressaltando que já há um consenso sobre o assunto.