Nos últimos dias, presenciamos uma explosão no volume de negociação das três maiores exchanges descentralizadas (DEXs). De acordo com números fornecidos pelo site CoinGecko, a atividade nessas plataformas disparou mais de 400% nas últimas 48 horas.
Aumento esse que pode estar ligado ao momento de turbulência vivido por duas gigantes do setor: Binance e Coinbase. Ambas foram processadas pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, sob alegações de operações não regulamentadas.
Essas ações da SEC parecem ter provocado um terremoto no ecossistema cripto, gerando uma migração massiva dos investidores para as plataformas DeFi, como Uniswap v3 (Ethereum), Uniswap v3 (Arbitrum) e PancakeSwap v3 (BSC). Estas, inclusive, representaram mais de 50% do volume total de negociação DEX nas últimas 24 horas, com um aumento de mais de US$ 800 milhões entre os dias 5 e 7 de junho.
A DEX Curve, conhecida pela negociação de stablecoins, viu seu volume aumentar em robustos 328%. E aqui, a preferência dos investidores se inclina para as stablecoins atreladas ao dólar americano, como a USD Coin e Tether.
No entanto, as saídas líquidas (a diferença entre o valor dos ativos que entram e saem da exchange) na Binance atingiram a cifra estrondosa de $778 milhões. Mas, o saldo de stablecoin da Binance ainda está em mais de US$ 8 bilhões.
Finalmente, é importante destacar que as ações da SEC contra a Coinbase e a Binance ocorreram respectivamente nos dias 6 e 5 de junho. E agora, com a poeira baixando, o mercado DeFi parece estar colhendo os frutos dessa reviravolta.