Em um desenvolvimento significativo anunciado recentemente, El Salvador está recebendo um grande investimento que será destinado a sua infraestrutura no intuito de apoiar a construção de sua estratégica “Cidade Bitcoin”.
De acordo com uma declaração recente do governo, a Yilport, uma holding turca, realizará o investimento de US$ 1,62 bilhão em dois dos portos marítimos de El Salvador.
O investimento atingiu um marco ao ser o maior do setor privado na história do país, conforme destacou Nayib Bukele, o maximalista do Bitcoin, presidente de El Salvador.
Ülkemizin tarihindeki en büyük özel yatırım 🇸🇻🇹🇷 pic.twitter.com/2cmn8T3g5p
— Nayib Bukele (@nayibbukele) August 12, 2024
“Esta será uma empresa de propriedade mista entre a empresa Yilport e El Salvador, que operará ambos os portos marítimos pelos próximos 50 anos”, afirmou o governo em uma declaração compartilhada por Bukele, em 12 de agosto.
Cabe destacar que o acordo visando o desenvolvimento acontece após uma visita realizada pelo presidente de El Salvador à Turquia no ano de 2022. Os portos envolvidos no projeto são o Acajutla Seaport e o o La Union Seaport. Este último é um porto marítimo inativo que está situado onde estão planejando construir a Cidade Bitcoin.
Vale lembrar que em El Salvador, um marco significativo foi alcançado no dia 1º de junho, quando o presidente Nayib Bukele, conhecido por seu apoio entusiástico ao Bitcoin, tomou posse para um segundo mandato presidencial. A cerimônia de posse, ocorrida no Palácio Nacional de San Salvador, confirmou a continuidade de uma administração que tem sido uma figura chave no cenário mundial de criptomoedas.
El Salvador fez história em setembro de 2021 ao se tornar o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda com curso legal. Apesar do ceticismo inicial, com pesquisas indicando desaprovação da maioria dos salvadorenhos, Bukele continuou a promover políticas que integram as criptomoedas no sistema econômico nacional.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 59.464,65 com baixa de 1.3% nas últimas 24 horas.