Em algumas críticas cujo foco esteve em duas gigantes da indústria, Tether e Ripple, os dois CEOs das empresas protagonizaram farpas em um imbróglio recente. Paolo Ardoino, CEO da Tether, saiu em defesa da stablecoin nativa da emissora, o USDT, após Brad Garlinghouse, o CEO da Ripple, levantar algumas preocupações sobre a criptomoeda.
Paolo Ardoino respondeu, em 13 de maio, os comentários críticos de Brad Garlinghouse, que chegou a afirmar recentemente que o governo dos Estados Unidos tem como alvo o Tether. Em sua declaração, o CEO da Ripple destacou que, embora considere o USDT um participante significativo na indústria, ele tem dúvidas sobre seu impacto futuro no cenário por causa da suposta investigação.
Ao responder as críticas, Ardoino chamou Garlinghouse de “CEO desinformado”, ressaltando que o executivo lidera uma empresa que está sendo investigada pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. O CEO da Tether acusou Garlinghouse de espalhar FUD sobre o USDT, a maios stablecoin do mercado, principalmente, porque a Ripple está desenvolvendo sua própria moeda estável, que deverá ser lançada em breve. Em sua resposta, Ardoino apresentou alguns detalhes sobre a segurança do ecossistema Tether (USDT).
“Deixe-me dar uma atualização sobre a segurança do ecossistema Tether USDt. USDt é a stablecoin mais usada no mundo, com centenas de milhões de usuários principalmente em mercados emergentes e países em desenvolvimento. Comunidades inteiras nestas regiões não têm conta bancária, são deixadas para trás pelo sistema bancário tradicional porque são demasiado pobres para terem interesse e usam USDt diariamente como conta corrente e poupança”.
An uniformed CEO, leading a company being investigated by the SEC, launching a competitive stablecoin (cui prodest), is being reported spreading fear about USDt.
Let me give you an update on Tether USDt ecosystem safety.
USDt is the most used stablecoin in the world, with…
— Paolo Ardoino 🍐 (@paoloardoino) May 13, 2024
CEO da Ripple Alerta: Ação dos EUA Contra Tether Pode Afetar Estabilidade Cripto
Recentemente, Brad Garlinghouse, o CEO da Ripple, levantou preocupações sobre o que ele percebe como uma perseguição ao Tether por parte do governo dos Estados Unidos. Em uma declaração feita durante um episódio do podcast de 10 de maio, Garlinghouse especulou sobre as possíveis implicações de tais ações regulatórias, prevendo potenciais eventos imprevisíveis no mercado de criptomoedas.
“O governo dos EUA está indo atrás do Tether, isso está claro para mim”, afirmou Garlinghouse, destacando a importância da moeda estável no ecossistema de criptos. A discussão se torna ainda mais relevante quando se considera o planejamento da Ripple para lançar sua própria stablecoin em 2024, o que poderia alterar o equilíbrio de poder no mercado financeiro digital. A Tether Holdings, controladora do Tether, já enfrentou diversas acusações e investigações.