O BNP Paribas, gigante bancário da França, recentemente entrou no mercado de criptomoedas ao adquirir ações do iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock. O último relatório 13F, datado de 1º de maio, mostra que o banco agora possui 1.030 ações do IBIT, totalizando um investimento de US$ 41.684. Este movimento marca uma incursão cautelosa no espaço das criptomoedas, pois o investimento representa uma fração minúscula dos US$ 113,8 bilhões em ativos globais geridos pelo banco.
Paralelamente, a BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, prevê um crescimento no interesse institucional por ETFs de Bitcoin à vista. Robert Mitchnick, chefe de ativos digitais da BlackRock, destacou em uma recente declaração à Coindesk, no dia 2 de maio, que uma variedade de instituições financeiras poderia começar a investir nesses produtos. “As instituições, incluindo pensões, doações, fundos soberanos, seguradoras, gestores de ativos e escritórios familiares, podem começar a investir em ETFs Bitcoin à vista”, afirmou Mitchnick.
Ele continuou explicando que tem havido uma “reinicialização da discussão em torno do bitcoin”, observando que várias empresas estão atualmente em “diligências contínuas e conversas de pesquisa” sobre como o Bitcoin poderia se encaixar em seus portfólios.
Mitchnick também mencionou que os diferentes tipos de instituições financeiras podem começar a negociar ETFs de Bitcoin à vista nos próximos meses, ressaltando que a BlackRock já vem discutindo Bitcoin com diversas instituições há anos. Esta informação sugere que o interesse pelo Bitcoin e por investimentos relacionados está crescendo substancialmente entre os investidores institucionais.
A ação do BNP Paribas de adquirir ações do IBIT pode ser um indicativo de uma tendência emergente entre os grandes bancos europeus. Sendo o segundo maior banco da Europa em termos de ativos e o nono maior banco do mundo em 2022, a entrada do BNP Paribas no mercado de criptoativos por meio de um ETF de Bitcoin ressalta a crescente aceitação das criptomoedas em ambientes institucionais.