A petrolífera estatal da Venezuela, a PDVSA, vem se preparando no intuito de aumentar a utilização da stablecoin Tether (USDT) visando exportar petróleo bruto e óleo combustível. A medida acontece após a decisão dos Estados Unidos em reimpor sanções ao país, de acordo com informações publicadas pela Reuters.
Citando fontes familiarizadas com o assunto, em 22 de abril, a reportagem confirmou o plano da Venezuela para acelerar adoção da stablecoin USDT após sanções dos EUA.
De acordo com a publicação, o Departamento do Tesouro dos EUA determinou na semana passada um prazo até 31 de maio para que os clientes e fornecedores da PDVSA encerrem suas transações sob uma licença geral que não foi renovada por cauda da falta de reformas eleitorais.
Com essa determinação, ficará mais difícil para a Venezuela conseguir aumentar a produção e as exportações de petróleo tendo em vista que as empresas vão ter que esperar por algumas autorizações individuais cedidas pelos EUA para que consigam fazer negócios com o país.
Cabe destacar que, desde 2023, a petrolífera estatal da Venezuela vem realizando transferências de forma lenta das vendas de petróleo para a Tether (USDT), a maior stablecoin do mercado. No momento da publicação, o preço do Tether estava cotado em US$ 1,00 com baixa de 0.1% nas últimas 24 horas. Atualmente, a capitalização de mercado da criptomoeda é de US$ 109.878.401.523.
Reestruturação Tether enquanto empresa visa ir além das stablecoins
A Tether, emissora da maior stablecoin do mercado USDT, anunciou, em 18 de abril, uma reestruturação na empresa visando a introdução de novas divisões que vão além do desenvolvimento de stablecoin. Em seu anúncio oficial, a emissora divulgou o lançamento de uma nova estrutura introduzindo quatro novas divisões de negócios, que incluem Tether Data, Tether Finance, Tether Power e Tether Edu.
De acordo com a empresa, ao anunciar esta nova estrutura empresarial, a Tether irá direcionar as seguintes divisões de negócios para a sua missão mais ampla de construir um mundo imparável e preparado para o futuro: Tether Data – Divisão de Investimentos Estratégicos em Tecnologia; Tether Finance – Divisão de Serviços de Ativos Digitais; Tether Power – Divisão de Mineração e Energia Sustentável de Bitcoin; Tether Edu – Divisão de Educação Digital e Transformação do Avanço.