O Reino Unido vem realizando bastante pressão visando implementar novas regulamentações relacionadas a stablecoins, bem como, serviços de criptomoedas nos próximos meses.
O secretário econômico Bim Afolami, revelou no Innovate Finance Global Summit, em 15 de abril, que o governo do Reino Unido planeja apresentar uma legislação específica para as stablecoins, além de piquetagem, exchanges e custódia de criptomoedas. A expectativa do governo é que as novas leis sejam apresentadas até o mês de junho ou julho, de acordo com informações do Coindesk.
Em sua recente declaração, Afolami, destacou a importância das novas leis para a indústria de criptomoedas no Reino Unido.
“Estamos agora a trabalhar a bom ritmo para entregar a legislação que colocará em prática as nossas propostas finais para o nosso regime”, disse Afolami. “Assim que entrar em operação, toda uma série de atividades de ativos criptográficos, incluindo a operação de uma bolsa, a custódia dos ativos dos clientes e outras coisas, entrarão no perímetro regulatório pela primeira vez.”
Vale lembrar que, em fevereiro, Afolami destacou os planos do Reino Unido para apresentação de uma nova legislação nos próximos seis meses. De acordo com Afolami, o governo tem pretensões para “fazer estas coisas o mais rapidamente possível” nos próximos seis meses. O secretário informou que o governo do Reino Unidos estava “pressionando muito” para que sejam feitas as legislações. Afolami também enfatizou que uma legislação secundária é uma prioridade do governo.
Reino Unido Avança com Novas Regras para a Restrição do Uso Ilícito de Criptomoedas
Em um movimento significativo para o fortalecimento da regulamentação do mercado de criptomoedas, o Reino Unido anunciou a implementação de regras mais rigorosas contra o uso ilícito desses ativos.
A partir de 26 de abril de 2024, entra em vigor uma nova legislação que permite às autoridades congelar ativos criptográficos associados a atividades criminosas, marcando um marco importante na luta contra o crime financeiro.