Uma das principais exchanges de criptomoedas, a Coinbase, anunciou recentemente seu registro no Canadá. A novidade marca um passo notável nos esforços de sua expansão estratégica global vislumbrada pela empresa.
Em seu comunicado oficial, a exchange informou que agora está oficialmente registrada como um Revendedor Restrito pelos Administradores de Valores Mobiliários Canadenses (CSA).
“Hoje temos o prazer de compartilhar um marco crucial na jornada da Coinbase no Canadá. A Coinbase foi oficialmente registrada como Revendedor Restrito pelos Administradores de Valores Mobiliários Canadenses (CSA). Isso torna a Coinbase a maior e primeira bolsa internacional de criptomoedas registrada no Canadá”, afirmou.
Cabe destacar que, em março de 2023, a Coinbase assinou um Compromisso Aprimorado de Pré-Registo. Em agosto, a exchange anunciou o lançamento oficial no Canadá. “Isso foi marcado pela implementação completa dos trilhos de pagamento Interac em parceria com a Peoples Trust, capacitando todos os usuários canadenses da Coinbase a depositar e sacar fundos (CAD) de e para suas carteiras Coinbase através do Interac. transferências eletrônicas. Isso está ajudando a tornar a criptografia mais acessível a milhões de canadenses”.
Vale lembrar que o Canadá implementou novas diretrizes para exchanges de criptomoedas em 2023. Diante disso, em maio, a maior exchange de criptomoedas, Binance anunciou o encerramento de suas operações no país, citando um ambiente regulatório no Canadá cada dia mais desafiador.
Canadá reinventa regras para fundos de investimento em criptomoedas
Os Administradores de Valores Mobiliários Canadenses (CSA), em uma movimentação significativa no mercado de criptomoedas, divulgaram no dia 18 de janeiro uma série de propostas de mudança nas regulamentações relacionadas a como os fundos de investimento público lidam com ativos criptográficos. Essas alterações, ainda em fase de consideração, visam estabelecer restrições específicas às atividades dos fundos de investimento público em relação às criptomoedas, bem como definir padrões para a custódia desses ativos.
Dentro do novo esquema proposto, somente certos tipos de fundos – mais precisamente, os fundos de investimento alternativos e os fundos de investimento não resgatáveis – teriam a permissão de comprar, vender ou manter diretamente ativos criptográficos. Isso marca uma mudança significativa em relação à abordagem atual, onde os fundos mútuos tradicionais também podem ter acesso direto a esses ativos. Agora, eles precisariam investir através dos fundos autorizados para obter exposição ao mercado de criptomoedas.