A Gnosis Chain, anteriormente conhecida como xDai Chain, está na linha de frente com seu recente hard fork Dencun. Esta atualização, ativada por volta das 14h30, horário do leste dos EUA, marca um passo significativo para a rede, mantendo total compatibilidade com o Ethereum.
O design sofisticado da Gnosis Chain, que incorpora uma cadeia “Beacon” e uma camada de execução semelhante ao Ethereum, permite a implementação direta de todos os hard forks previstos para o Ethereum, um fato que não passa despercebido pelos entusiastas e desenvolvedores do setor.
Segundo Phillippe Schommers, diretor de infraestrutura da Gnosis, a rede aspira ser uma espécie de laboratório para testar inovações no mundo real. “Nós realmente queremos permanecer exatamente como o Ethereum, para que um aplicativo desenvolvido para o Ethereum possa chegar perfeitamente à Gnosis Chain”, afirmou Schommers em uma entrevista, destacando a intenção da Gnosis de servir como uma ponte para novas possibilidades dentro do ecossistema Ethereum.
A essência do hard fork Dencun está em escalar o Ethereum por meio de redes de camada 2, introduzindo um novo canal de armazenamento de dados, conhecido como blobs. Esta inovação promete diminuir significativamente os custos de transação para rollups Ethereum, que dependem do Ethereum para disponibilidade de dados. Após a ativação do fork, os principais desenvolvedores do Ethereum reportaram que nenhum erro foi encontrado na Gnosis Chain, que agora opera com a nova funcionalidade de blobs, um marco celebrado na comunidade.
Martin Koeppelmann, cofundador da Gnosis, compartilhou durante a transmissão ao vivo que, embora as taxas de transação nos rollups possam não alcançar valores inferiores a um centavo imediatamente, a Gnosis Chain representa uma importante “escala horizontal” para o ecossistema. Com esta atualização, tecnologias que suportam o lançamento de rollups no Ethereum podem ser imediatamente aplicadas na Gnosis Chain.
Mesmo na camada 1, os custos de gás na Gnosis, pagos em xDAI — um derivado da stablecoin DAI —, estão bem abaixo de US$ 0,01. Uma das primeiras implementações de camada 2 na Gnosis Chain será para o Gnosis Pay, uma rede de pagamentos atualmente em desenvolvimento, que visa migrar para a camada 2 para atender às regulamentações de proteção de dados entre outras.
À medida que a infraestrutura se desenvolve, o objetivo é proporcionar um espaço de bloco abundante, mudando o foco para o desenvolvimento de aplicações que atraiam usuários não técnicos. Schommers ressalta a importância de simplificar a transição dos usuários do Ethereum para soluções de camada 2 ou outras cadeias, enfatizando a necessidade de aperfeiçoar a experiência do usuário nas aplicações.