Na segunda-feira, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu muitos com um endosso público ao mundo das criptomoedas. Em um raro momento de apoio ao setor, Trump compartilhou como as criptomoedas contribuíram significativamente para o seu patrimônio pessoal e sinalizou uma possível promoção da indústria caso retorne ao cargo em novembro.
Durante uma participação no programa “Squawk Box” da CNBC, Trump expressou uma abordagem cautelosa em relação à regulamentação das criptomoedas. “Tem havido muito uso de criptomoedas e não tenho certeza se gostaria de eliminá-las neste momento”, comentou, refletindo sobre a crescente presença da tecnologia no mercado financeiro.
Sua experiência com o Bitcoin e outras criptomoedas, especialmente através de produtos licenciados como seus cartões comerciais NFT, foi destacada como positiva. “Eu ganho dinheiro com isso e também me divirto”, Trump disse sobre sua aventura no mundo cripto, referindo-se às criptomoedas como “novas moedas malucas”.
"If you think of it, it's an additional form of currency. We did a limited edition sneaker run of 1,000 sneakers. And you could go through crazy new currencies," says @realDonaldTrump on #crypto. "I like staying with the dollar. I hate when countries go off the dollar." pic.twitter.com/8NCg4OplKS
— Squawk Box (@SquawkCNBC) March 11, 2024
Atualmente, Trump possui aproximadamente US$ 8,7 milhões em criptomoedas, acumuladas não só através das vendas de seus NFTs, mas também de doações da comunidade de criptomoedas. A maior parte dessa fortuna está em MAGA, uma moeda meme temática que ganhou popularidade no ano passado.
Em um gesto de diversificação de ativos, o ex-presidente também mencionou ter sacado US$ 2,4 milhões em Ethereum (ETH) de sua carteira digital em dezembro. Essa movimentação financeira demonstra sua ativa participação e confiança no ecossistema de criptoativos.
O sucesso de vendas de uma edição limitada de tênis dourados com o tema Trump foi outro exemplo fornecido por ele sobre a utilidade das criptomoedas. “As pessoas estavam enlouquecendo por esses tênis”, contou Trump, enfatizando que muitas compras foram realizadas com criptomoedas.
Embora tenha manifestado uma abertura surpreendente para com as criptomoedas, Trump não deixou de expressar preocupações sobre os riscos potenciais de países abandonarem o dólar americano em favor de criptomoedas, vendo isso como uma ameaça ao domínio global dos Estados Unidos.