O presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), Rostin Behnam, externou recentemente uma preocupação com os fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Bitcoin (BTC) à vista. A Comissão Valores Mobiliários (SEC) dos EUA aprovou 11 ETFs de Bitcoin à vista em 10 de janeiro.
Behnam afirmou temer que a aprovação de ETFs de bitcoin à vista possa trazer riscos para os investidores, citando a necessidade de uma legislação visando regular a indústria de criptomoedas.
“Muitas das barreiras à regulação adequada e bem sucedida deste mercado emergente foram construídas com base no receio de legitimação. Acredito que o argumento da legitimidade desvia os nossos olhos da estrada. Tal como comprovado pela decisão da SEC de 10 de Janeiro, a legislação não é um precursor da legitimidade”, escreveu em um comunicado.
Ao destacar suas preocupações com os novos produtos no mercado, Behnam destacou:
“Receio que a aprovação regulamentar dos ETPs de bitcoin introduza o risco de que, apesar dos sinais de alerta, os participantes do mercado, tanto retalhistas como institucionais, possam confundir a aprovação técnica de um produto – com a supervisão regulamentar real dos ativos digitais de mercadorias monetárias. As preocupações que expressei publicamente durante quase seis anos em relação ao mercado à vista de commodities de ativos digitais só aumentaram. A necessidade de legislação federal sobre ativos digitais do mercado monetário nunca foi tão crítica e continuarei meu apelo à ação”, complementou.
No momento da publicação, o preço do BItcoin estava cotado em US$ 41.775,56 com alta de 1.3% nas últimas 24 horas.
O Que É Um ETF Bitcoin?
Investidores dinâmicos que buscam diversificar suas carteiras com menores custos e vantagens fiscais frequentemente optam por Fundos Negociados em Bolsa (ETF). Um ETF é uma coleção de ativos, cujas ações são comercializadas em mercados de ações. Eles oferecem uma combinação dos benefícios de fundos de investimento, ações e títulos.
As ações de um ETF são comercializadas durante o dia, com preços que flutuam segundo a oferta e demanda do mercado. Similarmente, os ETFs de Bitcoin seguem o valor do BTC e são negociados em bolsas de valores convencionais, não em exchanges de criptomoedas.
Esses fundos proporcionam aos investidores a oportunidade de investir em Bitcoin sem necessitar acessar uma exchange de criptomoedas, oferecendo ainda a vantagem de alavancagem de preços.