Com o bitcoin em alta, ultrapassando a marca dos 40 mil dólares, muitos investidores estão ansiosos e se perguntam: Quando sai o ETF de Bitcoin? Diante deste cenário promissor, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) parece estar perto de aprovar fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin, de acordo com as últimas informações divulgadas pela Reuters.
Este avanço significativo nas discussões entre a SEC e diversos gestores de ativos sinaliza uma mudança importante no mercado de criptomoedas, pavimentando o caminho para uma nova era de investimentos neste segmento.
🔸As negociações do emissor de ETF de bitcoin dos EUA com a SEC avançaram para detalhes importantes – fontes
As discussões entre o regulador de valores mobiliários dos EUA e os gestores de ativos que esperam listar fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin avançaram para detalhes técnicos importantes, em um sinal de que a agência poderá em breve aprovar os produtos, disseram executivos do setor.
Treze empresas, incluindo Grayscale Investments, BlackRock (BLK.N), Invesco e ARK Investments, têm pedidos pendentes na Securities and Exchange Commission (SEC) para ETFs que rastreiam o preço do bitcoin.
🔸US bitcoin ETF issuer talks with SEC have advanced to key details -sources
Discussions between the U.S. securities regulator and asset managers hoping to list bitcoin exchange-traded funds (ETFs) have advanced to key technical details, in a sign the agency may soon…
— *Walter Bloomberg (@DeItaone) December 7, 2023
As negociações, que avançaram para questões técnicas detalhadas, sinalizam uma possível mudança na postura da SEC, historicamente reticente quanto à aprovação de ETFs de Bitcoin. Esta evolução é impulsionada, em parte, por uma decisão judicial de agosto, que questionou a rejeição da SEC ao pedido de conversão do fundo de Bitcoin da Grayscale em um ETF.
“Depois que um tribunal decidiu em agosto que a SEC estava errada ao rejeitar o pedido da Grayscale para converter seu fundo de bitcoin em um ETF, a SEC tem se envolvido com os emissores em detalhes substantivos, alguns dos quais geralmente são discutidos perto do final de um processo de aplicação de ETF”, explicam executivos do setor.
As discussões em curso cobrem aspectos cruciais, como acordos de custódia, mecanismos de criação e resgate, e divulgações de risco para investidores. Uma fonte anônima revelou à Reuters que a aprovação de um ETF Bitcoin à vista poderia atrair investimentos da ordem de US$ 3 bilhões nos primeiros dias.
Outro sinal positivo é a mudança no foco das discussões. Anteriormente centradas nas preocupações com a manipulação do Bitcoin, agora elas avançam para questões mais técnicas. “A natureza avançada das discussões sinaliza que a SEC pode aprovar o pedido da ARK e provavelmente alguns dos outros 12 pedidos, no Ano Novo”, observou a fonte anônima.
Além disso, a CEO da ARK, Cathie Wood, demonstrou otimismo numa entrevista ao Yahoo Finance: “Meu palpite é que teremos vários ETFs aprovados de uma vez, o que dará aos investidores a melhor oportunidade de compará-los”, ressoando o sentimento de Bryan Armor, analista de ETF da Morningstar.
Os desenvolvimentos recentes indicam um aumento no ritmo de aplicação de mudanças. Memorandos públicos da SEC revelam reuniões frequentes entre executivos da BlackRock, Grayscale, Invesco, 21 Shares e a equipe da SEC. Embora o presidente da SEC, Gary Gensler, mantenha uma postura cética em relação às criptomoedas, os emissores acreditam ter abordado as preocupações da SEC quanto à manipulação do mercado, colaborando com bolsas de listagem e a Coinbase.
Apesar desses avanços, a SEC ainda não expressou publicamente sua posição sobre os registros, mantendo o foco em questões como mecanismos de liquidação e segurança para os investidores.