O emissor da stablecoin USDC, Circle, anunciou, em 29 de setembro, o lançamento da base de código de contrato inteligente, Perimeter Protocol. O objetivo do novo recurso é servir como uma base de código aberto na construção de mercados de crédito tokenizados.
De acordo com seu comunicado oficial, o Perimeter Protocol, é um novo padrão para facilitação de crédito na internet. Circle explicou que o Perimeter Protocol é um conjunto de contratos inteligentes baseados em padrões abertos para permitir a troca contínua de capital em redes públicas, seguras e abertas.
“Com o Perimeter, estamos resolvendo como trazer ativos do mundo real e empréstimos não garantidos ou não garantidos com padrões de subscrição e permissão para um protocolo que oferecemos como um bem público”, afirmou.
O Perimeter pode acomodar uma ampla gama de casos de uso de crédito, desde factoring de faturas para pequenas e médias empresas até crédito cripto institucional para oportunidades de negociação, adiantamentos globais de folha de pagamento ou recursos de liquidação instantânea como parte do processamento comercial, conforme destacou a empresa.
“A Circle construiu sua base e crescimento com base nos princípios de dinheiro sólido na Internet, começando com USDC e agora EURC. Vimos a grande utilidade que as stablecoins e o USDC trouxeram para desenvolvedores, corporações, usuários finais e muito mais em uma variedade de casos de uso, inclusive para mercados globais de empréstimos dentro do DeFi”.
No entanto, para a empresa, para a participação de novos participantes nestes mercados, “a capacidade de desbloquear crédito em cadeia de forma segura através de normas e subscrições seguras representa uma barreira significativa à entrada”.