O bilionário Elon Musk externou suas preocupações relacionadas aos riscos associados à Inteligência Artificial (IA). Musk participou de uma audiência no Senado dos Estados Unidos direcionado ao assunto.
Ao comentar sobre o tema, , de acordo com informações do Coin Edition, Musk afirmou que há uma chance que a tecnologia IA “mate todos nós”. Para o bilionário há uma gravidade enorme de se errar com IA.
“Há alguma chance – acima de zero – de que a IA mate todos nós. Acho que é baixo, mas há alguma chance. As consequências de errar na IA são graves”.
Em entrevista à CNBC após a audiência, o bilionário destacou que é essencial que a tecnologia de IA seja regulamentada, ressaltando que já há um consenso sobre o assunto.
There is an “overwhelming consensus” that there should be some AI regulation, Elon Musk says after today’s Capitol Hill AI meeting. pic.twitter.com/9QiPOffL3x
— CNBC (@CNBC) September 13, 2023
Vale lembrar que, em março, especialistas em inteligência artificial (IA) e líderes do setor solicitaram aos desenvolvedores a paralisação do desenvolvimento de poderosos modelos de IA. Entre as personalidades que fizeram o pedido está o bilionário Elon Musk, o professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, Stuart Russell, e o cofundador da Apple, Steve Wozniak.
Conforme a publicação, os especialistas do setor fizeram a solicitação ao alertar que estes modelos apresentam “riscos profundos para a sociedade e a humanidade”.