A exchange de criptomoedas, Binance.US, informou, em 8 de maio, sobre a suspensão dos depósitos em dólares americanos como uma medida que visa a proteção dos clientes diante do crescimento constante da pressão regulatória nos EUA.
De acordo com o comunicado, a partir de 13 de junho de 2023 já vai haver a pausa dos canais de retirada fiat (USD) na plataforma.
A SEC passou a usar táticas extremamente agressivas e intimidadoras em sua busca por uma campanha ideológica contra a indústria americana de ativos digitais. Binance.US e nossos parceiros de negócios não foram poupados no uso dessas táticas, o que criou desafios para os bancos com os quais trabalhamos. Como resultado, em um esforço para proteger nossos clientes e plataforma, hoje estamos suspendendo os depósitos em USD e notificando os clientes de que nossos parceiros bancários estão se preparando para pausar os canais de retirada fiat (USD) já em 13 de junho de 2023″, diz parte do comunicado.
A exchange completou afirmando que incentiva os clientes a fazerem a ação apropriada com seus USD. “A nossa prioridade é, e sempre foi, os nossos clientes. Estamos tomando essas medidas proativas enquanto, por um tempo, fazemos a transição para uma troca apenas de criptografia. Para ser claro, mantemos reservas 1:1 para todos os ativos do cliente. Qualquer tempo de inatividade no processamento de saques pode ser resultado de volumes elevados e fechamentos de bancos nos finais de semana”.
Além disso, negociação, staking, depósitos e saques em cripto permanecem totalmente operacionais. A empresa ainda ressaltou que a Binance.US continuará a defender vigorosamente a plataforma, seus clientes e a indústria contra os “ataques inúteis da SEC”.
Vale lembrar que, em uma ação extraordinária na segunda-feira (5), a Securities and Exchange Commission (SEC), a agência reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos, avançou com um pedido que busca uma ordem de congelamento de ativos, inclusive criptomoedas, detidos por Binance, Binance.US e Changpeng ‘CZ’ Zhao, proprietário das plataformas. A ordem de restrição segue o pedido original feito no processo aberto na segunda-feira.
A Binance US enfrenta dificuldades legais após a Securities and Exchange Commission (SEC) emitir uma ordem para congelar seus ativos. Com esta pressão legal no caso Binance US v. SEC em 2023, a Binance US anunciou a remoção de mais de 100 pares de negociação avançada na quarta-feira, além de pausar seu portal de negociação Over-The-Counter (OTC). Dentre os pares atingidos, estão AAVE/USDT, COMP/USDT, EOS/USDT e BCH/BTC.