Com a “quebra de braço” em dois processos simultâneos entre Coinbase e a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, o regulador parece ter um passo à frente para tentar vencer.
Anteriormente, a Coinbase entrou com uma ação para obter clareza regulatória da SEC e, esta semana, a Comissão processou a exchange de apoiar a negociação de tokens de valores mobiliários não registrados conforme as leis dos EUA.
Neste cenário, o analista Ran Neuner destacou a estratégia da SEC que ele chamou de “inteligente” para vencer o processo. Para ele, o regulador empurra a Coinbase para enormes taxas legais, enquanto reduz os tokens que eles podem negociar na plataforma.
De acordo com o analista, a a medida bloqueia as rampas de acesso com o objetivo de prejudicar a receita da exchange, ao mesmo tempo em que o regulador consegue acompanhar relatórios sobre quando dinheiro da Coinbase está disponível.
“A SEC está jogando de forma muito inteligente contra a Coinbase – eles têm uma vantagem injusta. Eles estão empurrando a Coinbase para enormes taxas legais e, ao mesmo tempo, reduzindo os tokens que podem negociar na plataforma e sufocando as rampas de acesso para prejudicar a receita da Coinbase. Ao mesmo tempo, eles podem ver através de relatórios transparentes exatamente quanto dinheiro a Coinbase tem para manter brigando”, observou.
The SEC is playing very smart against Coinbase – they have an unfair advantage.
They are pushing Coinbase into huge legal fees and at the same time reducing the tokens they can trade on the platform and choking the on-ramps to hurt Coinbase revenue
At the same time they can… pic.twitter.com/cj1Io7Ff4U
— Ran Neuner (@cryptomanran) June 8, 2023
Tribunal solicita à SEC esclarecimentos sobre petição da Coinbase
A crescente saga entre a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a Coinbase, um dos maiores atores do mercado de criptomoedas, está avançando para o próximo capítulo. Esta última semana trouxe um desenvolvimento importante, pois o Tribunal de Apelações dos EUA está solicitando que a SEC forneça clareza sobre uma petição apresentada pela Coinbase em até sete dias.
No mês passado, a Coinbase fez uma petição à SEC buscando um processo formal de regulamentação para fornecer orientação para a indústria de criptomoedas. Entretanto, a falta de resposta da SEC levou a Coinbase a abrir um processo contra a agência reguladora em abril deste ano.
Na petição, a Coinbase argumentou que a SEC já havia, em essência, negado o pedido, embora não tenha declarado isso publicamente. Agora, o tribunal está exigindo uma resposta oficial. Isso marca uma mudança significativa na relação entre as exchanges de criptomoedas e a SEC, já que estas últimas têm lutado por clareza regulatória há algum tempo.