A executiva de políticas da empresa americana Ripple Labs, Susan Friedman, comentou recentemente sobre a situação regulatória do setor de criptomoedas nos EUA e na Europa. Em sua análise, ela destacou como tais ações impactam a inovação na indústria.
No Twitter, Friedman compartilhou uma resposta a publicação do GOP House Financial Services, que afirmou que a regulamentação por imposição da Securities and Exchange Commission (SEC) está resultando na diminuição da competitividade americana e empurrando as empresas para o exterior.
Para a executiva, os argumentos que destacam o receio relacionado à inovações saindo dos EUA e mudando-se para o exterior não são exagerados.
“Os temores em relação à inovação que se deslocam para o exterior não são exagerados – os participantes da indústria de criptografia já estão migrando para lugares como a Europa, onde as regras da estrada são claras graças ao MiCA. A paralisia regulatória dos EUA tem um impacto real e mensurável em termos de perda de empregos e investimentos”.
Fears regarding innovation moving overseas are not overstated – crypto industry players are already migrating to places like Europe where the rules of the road are clear thanks to MiCA. US regulatory paralysis has real, measurable impact in terms of jobs and investment lost. https://t.co/2Ajr7fjhf9
— Susan Friedman (@ss_friedman) May 10, 2023
Vale lembrar que os legisladores da União Europeia (UE) aprovaram, em 20 de abril, o Makets in Crypto-Assets (conhecido como MiCA), que é um conjunto de leis com objetivo de atualizar a legislação para o setor de criptomoedas.
As novas regras se referem a supervisão, proteção ao consumidor e salvaguardas ambientais de criptoativos, incluindo criptomoedas (MiCA). Além disso, em nota oficial a UE relembra que o projeto de lei acordado informalmente com o Conselho em junho de 2022 inclui salvaguardas contra manipulação de mercado e crimes financeiros.