Ao que parece o Reino Unido está disposto a trabalhar lado a lado com a indústria de criptos. Isso mesmo! A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) quer unir forças com as empresas de criptoativos para criar uma estrutura regulatória para o setor.
Lá na conferência City Week de Londres, no dia 25 de abril, a diretora executiva da FCA, Sarah Pritchard, disse: a FCA quer a contribuição da indústria para acertar o futuro regime regulatório das criptomoedas. Ela acredita que, juntos, eles podem moldar as regras e regulamentos que beneficiem mercados, consumidores e empresas.
In her speech at #CityWeek2023, Sarah Pritchard spoke about the regulation of #cryptocurrency and how effective early engagement can support regulation that benefits all. https://t.co/w6Zv6K5FP1
— Financial Conduct Authority (@TheFCA) April 25, 2023
A FCA entende que o mundo cripto já não é mais aquele “símbolo antigo de rebelião alternativa”, e que está cada vez mais difundido e popular. Então, nada melhor do que ter regulamentos bem pensados, que permitam às empresas se prepararem para quando as novas regras entrarem em vigor.
Mas, é bom lembrar que a FCA, por enquanto, só pode garantir que as empresas de criptomoedas sigam as leis de combate à lavagem de dinheiro (AML) e ao financiamento do terrorismo (CTF). Para ter mais poderes regulatórios, é preciso que o governo legisle.
Até agora, a FCA tem apoiado e registrado 41 empresas de criptomoedas, mas muitas outras não tiveram a mesma sorte. Cerca de 75% dos registros de empresas estrangeiras foram rejeitados ou retiraram seus pedidos no Reino Unido.
E tem mais! A diretora executiva da FCA adiantou que mudanças importantes estão a caminho, especialmente no que diz respeito à publicidade de investimentos de alto risco e promoções de cripto. As novas regras serão divulgadas após a apresentação da legislação.
A FCA também está colaborando com o governo na regulação das stablecoins. Em março, os reguladores disseram que as regulamentações criptogmoedas eram inevitáveis e estão trabalhando na Lei de Serviços e Mercados Financeiros, que inclui regulações criptos.