Acompanhando de perto o caso entre Ripple Labs x SEC, o advogado e fundador da CryptoLaw.US, John Deaton, compartilhou novas críticas ao regulador dos EUA em seu Twitter, em 20 de fevereiro, no âmbito da batalha judicial. Citando o juiz federal Netburn, Deaton destacou as críticas feita por ele em relação a equipe jurídica da SEC, que quer provar que a empresa está vendendo tokens XRP como títulos não registrados.
O advogado então ressaltou que o juiz falou em “hipocrisia” ao relacionar às alegações feitas ao tribunal referentes ao discurso do ex-diretor da SEC, Bill Hinman. Conforme destacou o juiz federal Netburn, a defesa da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA tem mais interesse na ampliação de sua força sobre o controle do mercado de criptomoedas do que em obter justiça.
O argumento basea-se no fato de que a SEC alega que a declaração de Hinman não tem relevância para o entendimento do mercado sobre a regulamentação, no entanto, o ex-diretor chegou a fazer uma consulta com advogados da Comissão antes das suas declarações sobre criptomoedas.
“Não vamos esquecer o que um juiz federal disse recentemente sobre a conduta e o comportamento dos advogados da SEC:
“A hipocrisia em argumentar ao Tribunal, por um lado, que o Discurso não é relevante para o entendimento do mercado sobre como ou se a SEC irá regular, criptomoeda e, por outro lado, que Hinman procurou e obteve aconselhamento jurídico do advogado da SEC ao redigir seu discurso, sugere que a SEC está adotando suas posições de litígio para promover seu objetivo desejado, e não por fidelidade à lei.” escreveu Deaton.
Vale lembrar que a SEC fez um movimento para selar documentos que contêm deliberações internas da Comissão sobre um discurso proferido pelo ex-funcionário da SEC William Hinman em 2018, quando Hinman declarou em sua qualidade oficial que acreditava que Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) não são valores mobiliários.