A polícia do Reino Unido fez um alerta sobre uma onda de assaltos de celulares em que os ladrões estão mirando investidores de criptomoedas. Diversas vítimas relataram que grandes quantias foram desviadas depois que seus telefones celulares foram roubadas.
De acordo com informações do The Guardian do último domingo (08), os criminosos estão combinando força e conhecimento para separar as pessoas de suas criptomoedas, sabendo que as transferências de criptoativos são irreversíveis, diferentemente das transferências bancárias, tornando o crime atrativo para os ladrões.
Em um caso relatado ao tabloide britânico, uma vítima estava pedindo um Uber quando assaltantes o forçaram a entregar seu telefone, então a gangue devolveu o telefone e a vítima percebeu mais tarde que cerca de 5.000 libras esterlinas (US $ 6.170) em Ethereum (ETH) estavam faltando em sua conta na plataforma de investimento em criptomoedas Coinbase.
Em outro caso, uma vítima disse à polícia que seu telefone foi roubado em um pub, durante uma noite, com 10.000 libras saqueadas de uma conta na plataforma de investimentos Crypto.com. A vítima estava usando seu telefone no pub e percebeu que os ladrões o viram digitar o PIN de sua conta.
Em um terceiro caso, a vítima contou que estava passando mal debaixo de uma ponte, quando um assaltante o forçou a desbloquear seu telefone usando uma impressão digital, alterou suas configurações de segurança e roubou 28.700 libras, incluindo criptomoedas.
Phil Ariss, líder da equipe de criptomoedas do programa de crimes cibernéticos do National Police Chiefs’ Council, comentou que mais treinamento está sendo dado aos policiais em uma variedade de crimes relacionados a criptomoedas e que eles também estão procurando maneiras de informar o público sobre a necessidade de ser cauteloso ao acessar uma conta de criptoavtivos.
Você não andaria na rua segurando e contando notas de 50 libras. Isso deve se aplicar a pessoas com criptoativos”, disse Ariss.