Na última sexta-feira (25), Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia e ministro da Transformação Digital do país, anunciou em sua conta oficial no Twitter o lançamento de um museu NFT em que serão exibidos os eventos mais memoráveis do conflito contra a Rússia, iniciado em 24 de fevereiro.
Segundo Fedorov, o museu servirá como um local para celebrar “a identidade e a liberdade ucraniana”, preservando a memória dos eventos ocorridos a partir de fevereiro passado.
Enquanto a Rússia usa tanques para destruir a Ucrânia, contamos com a revolucionária tecnologia blockchain. O Museu NFT está lançado. O lugar para guardar a memória da guerra. E o lugar para celebrar a identidade e a liberdade ucranianas”, escreveu o ministro.
While Russia uses tanks to destroy Ukraine, we rely on revolutionary blockchain tech. @Meta_History_UA NFT-Museum is launched. The place to keep the memory of war. And the place to celebrate the Ukrainian identity and freedom. Check here: https://t.co/IrNV0w54tg
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 25, 2022
Além disso, o museu NFT servirá para arrecadar doações para ajudar o povo ucraniano a superar esses tempos difíceis.
Nesta conflito entre Rússia e Ucrânia, as criptomoedas provaram seu potencial para ajudar um país e seus cidadãos do ponto de vista econômico, sendo que houve também aumento na conscientização de uma comunidade de entusiastas que querem apoiar a vida humana além de qualquer lado ou matiz político.
De acordo com o site oficial do Museu NFT, 100% dos rendimentos das vendas da NFT irão diretamente para as contas criptográficas oficiais do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, para apoiar as tropas e civis ucranianos.
A intenção do governo ucraniano é, com o Museu NFT, as gerações futuras saibam como viveram a guerra e o que isso significou para seu povo.
A fórmula de cada NFT é clara e simples: cada token é uma notícia real de uma fonte oficial e uma ilustração de artistas, tanto ucranianos quanto internacionais. História do mundo”, diz o governo.
De acordo com o portal do Ministério da Transformação Digital do país, a Ucrânia recebeu mais de US$ 65 milhões em criptomoedas. Alex Bornyakov, vice-ministro de Transformação Digital, disse que as criptomoedas desempenharam um papel significativo na defesa da Ucrânia, ajudando a suprir a demanda das tropas ucranianas por alimentos, remédios, comunicações, coletes à prova de balas etc., usado para comprar armas, embora quase todos os fundos tenham ido para o exército ucraniano.