A tecnologia blockchain Metaverse ainda está em desenvolvimento, mas o conceito deste mundo digital está bem desenvolvido com raízes que se estendem por décadas em nosso passado. Visionários e escritores de ficção científica têm trabalhado no conceito de metaverso, sonhando com uma maneira de ir além dos limites físicos do nosso mundo para explorar horizontes sem limites e criar novas possibilidades. Se você deseja alcançar novos patamares de sucesso digital, explorar outro mundo ou interagir com amigos e familiares de novas maneiras, o metaverso torna tudo isso possível.
O que é o metaverso?
A ideia do metaverso surgiu primeiro da fértil imaginação de Neal Stephenson, que descreveu um “metaverso” em seu romance cyberpunk de 1992, Snow Crash. Stephenson descreve um espaço digital compartilhado que as pessoas acessam usando óculos de realidade virtual e uma rede de fibra óptica compartilhada. Seu metaverso contém versões virtuais de espaços cotidianos e comuns, de parques e prédios a espaços fantásticos e descontroladamente caprichosos onde as leis da física não se aplicam mais, apenas as regras e limites que se imagina.
Principais criptomoedas do metaverso
Viver, trabalhar e jogar em uma realidade alternativa requer financiamento, e isso significa criptomoeda. Assim como existem vários metaversos para usar, também existem várias criptomoedas. Compreender as opções, diferenças e prós e contras de cada um pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão de investimento para suas necessidades.
Decentraland (MANA)
A Decentraland é uma plataforma de realidade virtual que permite comprar, vender e gerenciar sua propriedade virtual (chamada LAND). Você pode criar e desenvolver seu mundo da maneira que quiser e explorar esta versão do metaverso a partir da conveniência de seu telefone, computador ou fone de ouvido de realidade virtual (VR). Para começar, você precisará de Decentrale MANA. MANA é a criptomoeda nativa usada para dar a você o poder de acessar aplicativos interativos, pagar por bens e serviços ou investir em mais propriedades.
MANA é uma criptografia metaversa bem estabelecida e está amplamente disponível, tornando-a altamente atraente até mesmo para o usuário mais novato. O metaverso associado ao Decentraland também oferece oportunidades interativas interessantes para os usuários, como shows e festivais, com locais de entretenimento vibrantes que rivalizam com os encontrados no mundo real. A Decentraland está crescendo e tem uma equipe de desenvolvimento ativa, oferecendo muitas opções e oportunidades. A MANA também teve um aumento de mais de 400% e atingiu um recorde de US$ 4,16 assim que o Facebook anunciou a mudança de seu nome para meta, o que desperta um novo interesse em tokens de propriedade virtual.
No entanto, tão populares quanto o MANA e o Decentraland, eles vêm com algumas desvantagens. O MANA é executado na blockchain do metaverso Ethereum, que possui grande segurança, mas geralmente altas taxas de gás. A experiência também pode ser isolante, com os usuários raramente encontrando outro usuário “na natureza”. O terreno tende a ser tedioso e o conteúdo é limitado. No entanto, a plataforma está sendo constantemente atualizada para adicionar novos recursos e opções, e os tokens Decentraland têm vários usos. Você pode leiloar LAND e NFTs, e a comunidade é governada pelo Conselho Consultivo de Segurança.
The Sandbox (SAND)
The Sandbox é um mundo virtual onde você pode comprar e vender terrenos virtuais e outros ativos usando moedas do metaverso chamadas SAND. Você pode criar e transformar qualquer coisa que possa imaginar, monetizando sua experiência virtual por meio do poder da criptomoeda SAND.
The Sandbox é apoiado pelo SoftBank, uma das empresas de investimento em tecnologia mais influentes da atualidade. Você pode comprar, vender e apostar seus ativos e parcelas virtuais. Um metaverso de jogar para ganhar, The Sandbox permite que você escolha como usá-lo. Você pode criar seu próprio jogo, jogar outros jogos, possuir terreno virtual e coletar, criar ou assumir o controle de uma propriedade.
O metaverso do Sandbox é executado no blockchain Ethereum, oferecendo segurança e proteção de alta qualidade. No entanto, isso também significa que você pode incorrer em altas taxas de gás de tempos em tempos. Ainda assim, seu editor permite que você crie animações e modelos incomparáveis, fornecendo ferramentas poderosas para criar o mundo que você deseja habitar virtualmente.
Star Atlas (ATLAS)
O Star Atlas lhe dá o poder de levar sua experiência além do terrestre. Aqui, as estrelas são o seu limite e você pode explorar todo um universo de possibilidades. Você pode pegar sua nave personalizada e mergulhar fundo em um metaverso único, juntar-se ou criar uma facção e desenvolver um mundo todo seu.
ATLAS é o token do metaverso que alimenta esse mundo único. Ele é executado no blockchain do metaverso Solana e é a chave para novas e emocionantes perspectivas e possibilidades. O blockchain metaverso da Solana é rápido, seguro e protegido, como o Ethereum, mas é mais escalável e menos caro. Você pode usar moedas do metaverso ATLAS para comprar qualquer um dos ativos digitais necessários para mergulhar no universo Star Atlas, incluindo terra, navios, tripulantes e equipamentos. Você também pode usar o ATLAS para comprar POLIS, uma moeda do jogo necessária para gerenciar certos aspectos de sua experiência de jogo. Especificamente, você precisará do POLIS para governar seu novo mundo por meio da publicação de decretos e do gerenciamento de sua comunidade.
Embora o metaverso Star Atlas seja um conceito único com um token metaverso conveniente, os dois tokens – ATLAS e POLIS – podem ser confusos ou frustrantes para alguns. Ainda assim, os prós superam os contras, e o Star Atlas é um mundo vibrante e emocionante com NFTs que oferecem muito dinheiro virtual.
Axie Infinity (AXS)
Axie Infinity tem mais de um quarto de milhão de jogadores diários. Os jogadores possuem tokens, chamados AXS, que lhes dão uma participação na propriedade e operação do jogo. Os jogadores podem construir reinos, procurar recursos raros e caçar tesouros. Os jogadores mais engajados ganham recompensas por meio do blockchain do metaverso.
Os jogadores competem para ganhar monstros chamados Axies, que são tokens não fungíveis (NFTs) que podem ser comprados e vendidos fora do jogo. Os eixos podem variar de cerca de US $ 150 a mais de US $ 100.000, dependendo da raridade. No entanto, o Axie mais caro foi vendido por 300 ETH e o Axie Infinity atingiu o valor mais alto de US$ 1 bilhão em negociação em agosto. Está disponível em vários sistemas operacionais, incluindo iOS, Android, Windows e Mac.
O AXS, como muitas outras moedas do metaverso, é baseado no blockchain do metaverso Ethereum, o que significa que as taxas de gás podem ser altas. No entanto, você pode confiar na segurança e proteção da plataforma. O AXS também pode ser negociado por outras criptomoedas, como Ether ou moeda fiduciária.
Completar missões e outras atividades na plataforma renderá aos jogadores AXS, mas você só pode ganhar alguns AXS em um dia específico. Além disso, algumas dessas atividades exigem um grande investimento de tempo, dificultando a participação plena de pessoas com empregos ou outras responsabilidades. Finalmente, embora você possa ganhar AXS jogando, o jogo em si não é gratuito. Os custos iniciais podem ser proibitivos para muitos jogadores, que devem possuir pelo menos três Eixos para participar.
Alien Worlds (TLM)
Alien Worlds é um metaverso DeFi e um jogo baseado em blockchain no qual os jogadores competirão dentro da comunidade por recursos escassos. O mundo alienígena se orgulha de elementos descentralizados no jogo e os jogadores levam as coisas para outro nível apostando Trillium (TLM) e ganhando direitos de voto no Planeta DAO. Todos os jogadores que desejam participar devem ter uma carteira WAX Cloud. Depois de fazer login no Alien Worlds, eles podem começar a minerar, o que é incentivado por meio de tokens TLM. Esses tokens permitem que os jogadores arrisquem a governança de um ou mais planetas do Mundo Alienígena e até se tornem um candidato a governar um planeta.
Os jogadores também podem ganhar NFTs, que podem ser usados para completar missões no jogo, batalhar com outros jogadores ou minerar TLM. O TLM não é usado apenas para governar o metaverso de Alien Worlds, mas também pode ser usado para minerar NFTs, comprar ou atualizar itens específicos ou participar de missões e atividades no jogo. Os usuários mais ativos são incentivados por meio do TLM. Além disso, o TLM pode ser portado entre Ethereum, WAX e BSC.
Este jogo está crescendo rapidamente e os jogadores são atraídos pelos baixos custos iniciais e pela capacidade de ganhar criptomoedas por meio do jogo. No entanto, sua interface pode ser muito simplista para alguns usuários.
Enjin (ENJ)
A plataforma Enjin permite aos usuários cunhar, armazenar e vender bens virtuais. Para começar, os desenvolvedores devem atribuir valor aos seus bens virtuais bloqueando os tokens ENJ, o token do metaverso, em um contrato inteligente. Os jogadores podem então negociar, vender ou usar bens virtuais, de acordo com os termos do contrato. Quando o item é vendido, o vendedor recebe ENJ.
Tal como acontece com outras moedas do metaverso, há uma oferta limitada de ENJ. Apenas um bilhão será criado e emitido. Os usuários podem armazenar ENJ na carteira da plataforma, que une todos os recursos. Com a carteira, os usuários podem se conectar a jogos, acessar e usar itens, trocar itens e moedas do metaverso com outros usuários e vender produtos digitais para ENJ.
A Enjin também oferece uma experiência de mercado única que pode ajudar usuários e empresas a expandir seus mercados usando NFTs e códigos QR e se conectar com outros usuários por meio de sites, aplicativos e jogos. A rede é alimentada pela Ethereum, oferecendo uma experiência descentralizada. No entanto, a carteira não é de código aberto, por isso pode ser difícil vetar. Além disso, a ENJ não é apoiada por nenhuma mercadoria, lucro ou ativo.
Illuvium (ILV)
Descrito como um RPG de mundo aberto, Illuvium tem uma paisagem vasta e bonita que os jogadores podem atravessar. À medida que exploram, completam missões, descobrem criaturas chamadas Illuvials e investigam o mistério subjacente ao mundo de Illuvium.
Cada Illuvial tem suas próprias capacidades, classes, pontos fortes e fracos, e há mais de 100 deles para colecionar. Depois de encontrar um Illuvial, você pode mantê-lo, atualizá-lo ou armazená-lo em sua carteira de jogador. Os Illuvials, skins e outros colecionáveis são todos NFTs que podem ser negociados no jogo na exchange descentralizada da Illuvium (IlluvDEX), ou mesmo em plataformas de terceiros.
O Illuvium é executado na rede Ethereum e usa um token ERC-20 nativo chamado ILV. No entanto, os jogadores não precisam de ILV para jogar Illuvium. O jogo em si é gratuito em muitas regiões, com uma assinatura paga premium opcional, mas a estrutura do jogo gira em torno do ILV. Os detentores de tokens podem usar o ILV para mineração de liquidez e governança. O jogo tem um modelo play-to-ganhar no qual os jogadores podem ser recompensados com tokens ILV quando completam certos marcos, como missões.
O preço do ILV pode variar com base na especulação e na adoção do blockchain. Serão lançados apenas 10 milhões de ILV, dos quais três milhões serão distribuídos como recompensas de staking. À medida que a oferta circulante diminui, o valor do ILV pode aumentar. Embora o ILV forneça acesso ao jogo e seus muitos recursos, a plataforma vem com algumas desvantagens, como taxas de gás, que podem ser altas na rede Ethereum. Embora Illuvium ainda não tenha sido lançado, este jogo do metaverso já recebeu uma resposta e antecipação esmagadoras da multidão. Illuvium deve ser lançado em 2022.
Gala Games (GALA)
Gala Games é um ecossistema de jogos que oferece aos jogadores mais controle sobre sua experiência de jogo. Os jogadores podem possuir NFTs que facilitam várias funções de jogo, ou podem vender, trocar ou presentear os itens a outros usuários. A Gala Games apresenta uma variedade de NFTs, como o CraneBot, que pode ser usado no jogo específico ao qual pertence, ou em outros jogos do mesmo ecossistema.
Tal como acontece com outros jogos do metaverso, a Gala Games tem seu token nativo, que é chamado de GALA. O GALA é protegido criptograficamente e é usado como o principal meio de troca entre os jogadores. Nós e jogadores são recompensados pelo GALA, com nós sendo incentivados através do token e os melhores jogadores ganhando tokens por jogar.
Os jogadores também podem usar o GALA para ganhar voz na governança da Gala Games, permitindo que os jogadores desfrutem de um controle quase sem precedentes sobre o conteúdo e o desenvolvimento de novos jogos.
Embora a Gala Games ainda esteja em sua infância, a equipe de desenvolvimento tem objetivos claramente definidos e um roteiro para ajudá-los a alcançar esses objetivos. O token GALA tem um grande potencial de crescimento, e a plataforma de jogos está atualmente desenvolvendo vários outros jogos com lançamento em breve. Jogadores e nós são incentivados com tokens GALA e recompensas NFT.
Um dos maiores atrativos da Gala Games é que os jogos são gratuitos. Os jogadores podem criar uma conta e jogar sem cobranças, taxas ou assinaturas. No entanto, como a Gala Games está na rede Ethereum, os usuários podem enfrentar altas taxas de gás ao tentar transferir moedas ou concluir transações.
Flow Blockchain (FLOW)
O Flow é uma rede blockchain amigável ao desenvolvedor projetada para oferecer suporte a uma variedade de aplicativos, jogos e ativos digitais. Sua arquitetura multi-nós e multifunções é dimensionada sem sharding e especializa as funções de nós individuais, melhorando a velocidade e a taxa de transferência. A Flow preserva a integridade dos dados dos usuários, garantindo a máxima privacidade e segurança, ao mesmo tempo em que oferece ativos digitais que podem ser negociados no mercado aberto.
O blockchain Flow também oferece alguns outros atributos exclusivos, incluindo contratos inteligentes escritos em Cadence, uma linguagem de programação que é mais segura e fácil de usar para os usuários de criptografia. Os desenvolvedores têm uma ampla variedade de ferramentas e suporte integrado, enquanto os consumidores têm acesso a rampas de pagamento convenientes e fáceis de usar. O Flow usa um mecanismo de consenso de prova de participação (PoS), com validação dividida entre vários tipos de nós. Cada tipo de nó deve estar envolvido na validação de transações. O que diferencia o Flow do resto é principalmente sua arquitetura multifuncional que permite que a rede seja dimensionada sem sharding.
Como o Flow foi projetado especificamente para oferecer suporte a jogos criptográficos e colecionáveis NFT, as oportunidades de engajamento podem ser limitadas inicialmente. Os usuários podem comprar NFTs por meio do marketplace ou outros aplicativos, ou podem negociar ativos digitais por meio do NBA Top Shot. Os desenvolvedores têm acesso a uma ampla variedade de ferramentas integradas que facilitam a criação de DApps ou simplesmente experimentam.
O token FLOW é a moeda nativa do Flow. Os validadores são incentivados por meio do FLOW, e o token serve como forma de pagamento. O FLOW é principalmente a moeda que alimenta a rede e sustenta o ecossistema dos aplicativos que se baseiam nela.
WEMIX
WEMIX é uma plataforma blockchain projetada para jogos e muito mais. Os usuários podem ganhar ou criar itens para NFTs e negociá-los e podem negociar tokens WEMIX com outros usuários. Projetado por Wemade Tree Pte. Ltd., a WEMIX é uma das mais recentes novidades em cena, oferecendo aos usuários um mercado descentralizado para usar e trocar moeda digital. Os tokens de jogo são facilmente trocados por WEMIX, que também está listado em exchanges de criptomoedas e pode ser comprado com Bitcoin, ETH e outras criptomoedas.
NetVRk
Os tokens NetVRk são usados como outros tokens do metaverso, possibilitando o acesso a ativos virtuais como propriedades, casas, veículos e outros itens. Você pode até usar tokens para comprar espaço publicitário que gera renda passiva, fornecendo mais tokens para construir sua riqueza e desenvolver ainda mais seu mundo. O token também permite que você compre uma participação no NetVRk, concedendo a você um pagamento de juros fixo com base em quantos tokens do metaverso você apostou na rede.
O metaverso do NetVRk permite que todos os usuários construam e criem o mundo virtual dos seus sonhos com uma quantidade ilimitada de conteúdo exclusivo. A plataforma oferece infinitas experiências e interações com outros usuários e concede recompensas pela participação.
Embora as possibilidades sejam empolgantes, existem algumas desvantagens. O NetVRk é executado na rede Ethereum e as taxas de gás e outros custos podem ser altos. O NetVRk também é mais novo do que algumas outras plataformas, o que significa que ainda pode haver alguns bugs para resolver o sistema.
Conclusão
O metaverso tem o potencial de desbloquear inúmeras possibilidades, mas a verdadeira promessa está no usuário. Você pode lucrar com ativos digitais por meio da monetização de seus artesanatos digitais. Ativos digitais, como angariações de fundos, jogos e colecionáveis, podem ser criados e, em seguida, tokenizados como ativos no jogo ou transformados em jogos para ganhar.
Os usuários podem investir e negociar tokens não fungíveis, ganhando dinheiro real sem precisar jogar. É até possível criar uma realidade virtual que seja como o nosso próprio mundo e melhorar aspectos específicos. No entanto, tudo depende do uso de um blockchain metaverso que protege e confirma os dados que ele contém, e uma criptomoeda que o suporta. Em última análise, a melhor criptografia para uso futuro é aquela que concede acesso ao mundo que você deseja habitar.