Os NFTs têm valor no mundo real? Essa questão gerou vários debates em toda a cripto-indústria. Por enquanto, entretanto, um gigante da indústria está supostamente deixando suas opiniões sobre o assunto claras como cristal.
Steam, a popular plataforma de jogos digitais, passou a banir todos os aplicativos baseados em blockchain que permitem negociações de criptomoedas ou NFT. O movimento silencioso, mas definitivo, deixou os membros da esfera da GameFi cambaleando, até mesmo os principais jogadores se manifestando.
Não sou fã de NFTs
Na seção “regras e diretrizes” , que lista o que não deve ser publicado na plataforma, os desenvolvedores do Steam, Valve, compartilharam uma nova entrada –
“Aplicativos baseados na tecnologia blockchain que emitem ou permitem a troca de criptomoedas ou NFTs.”
Outros materiais proibidos na lista incluem discurso de ódio, imagens sexualmente explícitas de indivíduos reais, conteúdo que explora crianças, malware e muito mais.
Uma comunidade atingida pela proibição é Age of Rust , um jogo de aventura baseado em NFT. Um representante afirmou que a decisão foi tomada porque a política do Steam “não permite que itens com valor no mundo real” façam parte de seu ecossistema.
Steam's point of view is that items have value and they don't allow items that can have real-world value on their platform. While I respect their choice, I fundamentally believe that NFTs and blockchain games are the future. It's why I started this journey with all of you.
3/4— Age of Rust (@AgeofRust) October 14, 2021
Pelo contrário, o COO da Axie Infinity afirmou que a nova diretriz ainda não foi adicionada à página do Steam Direct .
Por que a proibição?
Até o momento, não havia nenhuma declaração formal sobre a proibição do blockchain da Valve. Embora muitos tenham sugerido possíveis causas, um dos motivos pode ser o fato de a Valve coletar detalhes legais, como informações bancárias e da empresa. Isso é para pagar aos usuários que fazem parte do “processo de integração Steamworks”.
A Valve também realiza verificação de identidade e documentos fiscais. Tendo isso em mente, os aplicativos baseados em blockchain e seus criadores podem ser difíceis de auditar.
Além do mais, algumas disposições do projeto de lei de infraestrutura dos EUA relacionadas a ativos digitais podem dificultar as NFTs e as regulamentações de criptomoedas para as empresas.
Vendo se os NFTs têm algum valor fora de seus ecossistemas nativos, é importante notar que a Visa comprou recentemente um CryptoPunk por $ 150.000. Além disso, no início do mês, um SolMonkey foi vendido por cerca de US $ 2 milhões.
O jogo dos números
O aumento na popularidade observado pelos jogos baseados em GameFi e NFT é quase impossível de ignorar. Entre o segundo e o terceiro trimestres de 2021, a receita da Axie Infinity disparou cerca de 48 vezes. Além disso, a capitalização de mercado do Axie Infinity o coloca na lista dos cinco maiores gigantes dos videogames tradicionais.
In Q3 2021, Axie Infinity produced $782 million in revenue – up 48X since last quarter.
If you’re wondering why investors are excited, this is a big reason why. pic.twitter.com/IoeXtEbswK
— Ryan Watkins (@RyanWatkins_) October 3, 2021
Apesar da mudança discreta nas regras, no entanto, a proibição do Steam não passou despercebida por muito tempo. Um crítico vocal foi Sky Mavis – o criador do Axie Infinity. Em 16 de outubro, a empresa tuitou ,
“Hoje, @Steam bloqueou todos os jogos construídos com Blockchain e NFTs de sua loja. Nosso Mavis Hub representa um caminho diferente – um futuro onde os jogadores terão direitos de propriedade e liberdade econômica. Nós ganharemos. O futuro do jogo está em jogo. ”
Vale ressaltar que a Sky Mavis também aproveitou a oportunidade para promover o lançador de jogos da própria empresa.