Ainda ontem, o presidente russo Vladimir Putin sinalizou tolerância para criptomoedas como Bitcoin para transferência de fundos. Hoje, o chefe do departamento de estabilidade financeira do banco central está avaliando a quantidade de Bitcoin em poder dos investidores locais.
Elizaveta Danilova, do Banco da Rússia, está no noticiário hoje depois de revelar que está checando com investidores locais em criptomoedas para estimar o volume de investimento em criptomoeda no país.
Danilova respondeu a várias perguntas sobre os riscos de bolhas, sanções e cripto. Ao fazer isso, ela observou que o investimento dos russos em cripto é uma “questão potencialmente muito significativa” devido à falta de transparência. Ela adicionou,
“Precisamos trabalhar tanto nos dados quanto na conscientização dos cidadãos sobre os riscos de tais investimentos – nada amparado. Realizamos uma pesquisa com participantes do mercado para obter estimativas aproximadas de investimentos em criptomoedas. ”
Essa questão foi levantada depois que o executivo observou que os cidadãos não estavam dispostos a colocar seu dinheiro em bancos ultimamente. De acordo com Danilova, apesar da pandemia de COVID-19 se estabelecer, quase 2,6 trilhões de rublos [US $ 36 milhões] não foram devolvidos aos bancos. A quantia mencionada foi retirada durante o início da pandemia.
Enquanto isso, produtos diferentes também não têm ajudado no caso dos criptógrafos na Rússia. Segundo o chefe do departamento, investir por meio de intermediários estrangeiros é um desafio e continua sendo um grande risco.
Curiosamente, Putin expressou uma opinião ligeiramente diferente da dos reguladores em todos os lugares. Em uma entrevista recente , o presidente da Rússia afirmou que as criptomoedas “tem o direito de existir e pode ser usada como meio de pagamento”. Dado o peso das sanções de 2014 após a anexação da Crimeia, Putin acusou os EUA de usar sua moeda como arma. Diante do mesmo, as criptomoedas pode não parecer uma opção ruim.
Na verdade, a China já está tentando lutar contra a supremacia do USD por meio de sua moeda digital no banco central. Com Putin apoiando esse esforço, em breve veremos a Rússia dar alguns passos na direção regulatória.
Vale a pena notar, no entanto, que o presidente ainda alertou que é muito cedo para falar sobre o uso de ativos digitais para o comércio de petróleo e outras commodities que respondem pela maior parte das exportações da Rússia.
Enquanto o banco central está avaliando os criptoinvestimentos dos russos, ele também instou o governo a limitar os criptoinvestimentos de investidores não credenciados. Este é um esforço para evitar compras “emocionais”, concluiu o executivo.