Uma ilha caribenha na costa norte de Honduras reconheceu oficialmente o bitcoin como moeda legal. A zona econômica especial, localizada na ilha de Roatan, conhecida como Prospera, agora busca incentivar a adoção do bitcoin (BTC) e outros tokens, que agora podem ser usados como forma de pagamento para indivíduos e empresas.
A medida segue o exemplo do país vizinho, El Salvador, que sancionou o bitcoin como moeda legal em 7 de setembro do ano passado, e que buscam estudar os riscos potenciais para a maior economia do mundo.
O Prospera, estabelecido em 2020, é um assentamento de gestão privada em Honduras com seu próprio sistema político nos níveis judiciais, econômico e administrativo. A área está sujeita à lei da Zona de Emprego e Desenvolvimento Econômico do governo de Honduras, que está tentando aumentar as oportunidades de investimento e emprego em partes amplamente desabitadas do país.
Essa nova forma de investimento estrangeiro direto, combinada com os serviços da Prospera, pode ajudar a transformar comunidades carentes em centros florescentes de inovação e prosperidade”, dizia o comunicado oficial da adoção do BTC.
Alguns municípios de Honduras também estão autorizados a emitir títulos em bitcoin para atrair investimentos estrangeiros e todas as empresas e governos locais, exceto aqueles registrados nos EUA, podem se inscrever, de acordo com o comunicado.
Os títulos são instrumentos de dívida negociáveis destinados a levantar capital em mercados públicos e privados. Um emissor vende títulos para levantar ou emprestar dinheiro para projetos no mercado primário para investidores. Os investidores recebem uma compensação na forma de cupons de taxa fixa que são normalmente pagos trimestralmente, semestralmente ou anualmente.
Tanto a venda de títulos, como a capacidade de usar bitcoin como moeda legal, serão apoiadas por padrões de classe mundial contra lavagem de dinheiro (AML) e conheça seu cliente (KYC) para garantir a conformidade legal.