A Ethereum Polygon lançou, nesta quarta-feira (21), sua segunda rede de teste pública, a zkEVM. O primeiro testnet público Polygon zkEVM foi lançado em outubro desde ano.
A empresa destacou que os desenvolvedores podem ver o sistema de prova de conhecimento zero (ZK) disponível no código-fonte que impulsiona o Polygon zkEVM e sondá-lo em busca de vivacidade.
Conforme a plataforma, recentemente, pensando em garantir segurança, foi anunciada uma auditoria em andamento do Polygon zkEVM. Duas empresas de segurança fazem a análise de 37 componentes do zkEVM.
Com a auditoria em andamento, a Polygon anunciou que:
“A rede de teste final antes da rede principal para o Polygon zkEVM inclui grandes atualizações no código. Pesquisadores da Polygon estão introduzindo o uso pioneiro de recursão em um zkEVM, resultando em agregação em lote. Além disso, um provador otimizado agora gera provas para um lote em menos de 4 minutos (abaixo de 10). Com outras otimizações em andamento , o testnet final mostra como o Polygon zkEVM flexionará seus músculos e fornecerá um rendimento mais rápido a um baixo custo para os usuários do Ethereum”.
De acordo com a empresa, a maioria dos recursos esperados do Polygon zkEVM para rede principal agora estão implementados na rede de teste final.
Recursão
Ao introduzir a recursão, e empresa explicou que o Polygon zkEVM pode usar uma prova de validade ZK para validar um lote de outras provas ZK, cada uma das quais pode, por sua vez, validar várias transações.
“No primeiro testnet, o Polygon zkEVM ainda operava com um lote de transações para uma prova. Mas, usando a recursão, qualquer prova ZK fornecida pode, por sua vez, ser agregada e validada por uma única prova de nível superior. É um pouco como uma regressão infinita de dois espelhos frente a frente, com profundas implicações para o dimensionamento do Ethereum”.
Conceito
Polygon zkEVM – abreviação de Ethereum Virtual Machine de conhecimento zero – é “equivalente” à Ethereum Virtual Machine (EVM), a plataforma de software que os desenvolvedores podem usar para criar aplicativos descentralizados (dapps) no Ethereum. Ele funciona com todos os contratos inteligentes, ferramentas de desenvolvedor e carteiras existentes, disse a equipe.
O Polygon zkEVM usa criptografia avançada chamada provas de conhecimento zero para reduzir os custos de transação e aumentar o rendimento, mantendo a segurança do Ethereum.