O protocolo zkEVM da Polygon (MATIC) foi ativado em 27 de março na rede principal do Ethereum (ETH). Conforme anúncio, o Polygon zkEVM agora também é totalmente de código aberto sob uma licença AGPL v3.
“Polygon zkEVM foi construído em público desde o início. O testnet para Polygon zkEVM foi aberto a qualquer um , e o código-fonte está disponível para todos verem.
Hoje, a Polygon Labs tem o prazer de anunciar que o Polygon zkEVM não apenas lançou o Mainnet Beta , mas também é totalmente de código aberto sob uma licença AGPL v3”.
O texto explica que isso significa que o Polygon zkEVM não vai ser o proprietário e os desenvolvedores terão acesso aos repositórios para modificar, usar e distribuir como acharem melhor.
“Como um número crescente de ZK-rollups é anunciado, a questão de como licenciar o software ZK, que a Polygon Labs abordou no passado, só se tornará mais premente”.
Today, Polygon Labs is announcing that Polygon zkEVM is fully open-source. Every single component is licensed with AGPL v3, including the zkProver, which is where all of the ZK magic happens 🪄
More: https://t.co/H124ATcuWJ pic.twitter.com/adceTbOVMq
— Polygon (labs) (@0xPolygonLabs) March 27, 2023
Vale lembrar que a ConsenSys, uma empresa de desenvolvimento Blockchain, programou para 28 de março o início de um teste público do zkEVM, que é compatível com Ethereum.
Em seu comunicado, a ConsenSys destacou que, nos últimos quatro anos, suas equipes de protocolos ajudaram a moldar e fornecer atualizações para o Layer 1 Ethereum e, durante esse período, a P&D da ConsenSys projetou a infraestrutura de Camada 2 para desbloquear a execução sem confiança em escala.