A ZeroSync Association, uma associação sem fins lucrativos suíça recém-formada, em parceria com a Blockstream, uma empresa de infraestrutura Bitcoin, anunciou planos para transmitir provas de conhecimento zero (zk-proofs) do Bitcoin por satélite.
A transmissão de zk-proofs significa que os nós não precisam mais baixar a cadeia de dados de 500 GB do Bitcoin, tornando a sincronização do blockchain em frações de segundo em vez de horas ou dias.
A rede de satélites da Blockstream já fornece acesso global gratuito ao Bitcoin, permitindo a transmissão do blockchain em todo o mundo, incluindo áreas sem cobertura de internet confiável. A ZeroSync espera realizar a primeira transmissão experimental até o final do ano.
We're excited to announce that today @adam3us, CEO of @Blockstream, agreed to partner with @ZeroSync_ to broadcast #Bitcoin ZK chain proofs via Blockstream Satellite!
Fast sync from everywhere. Even without internet.
🚀🚀🚀🌎https://t.co/1ypzZOkQfq@StarkWareLtd @EliBenSasson pic.twitter.com/kcQpdP0YEt— ZeroSync (@ZeroSync_) March 31, 2023
A transmissão de zk-proofs por satélite é uma das tendências de tecnologia blockchain mais quentes de 2023, e essa parceria entre a ZeroSync e a Blockstream pode ajudar a tornar a validação do blockchain do Bitcoin mais eficiente e acessível globalmente.