O presidente da Ucrânia Zelenskyy assinou hoje um projeto de lei que permitirá a criação de uma estrutura legal para ativos digitais, anunciou o Ministério da Transformação Digital.
Finalmente a Ucrânia legalizou as criptomoedas.
O Ministério da Transformação Digital do governo da Ucrânia publicou um comunicado na quarta- feira anunciando que o presidente Zelenskyy assinou o projeto de lei de “ativos virtuais” do país que permitirá uma estrutura legal para a adoção do bitcoin e criptomoedas.
O projeto de lei da Ucrânia foi aprovado pelo Parlamento em 17 de fevereiro depois que uma versão anterior foi rejeitada por Zelenskyy, classificação do projeto e propriedade de ativos virtuais, disse o comunicado. A Comissão Nacional de Valores Mobiliários e do Mercado de Ações da Ucrânia regulará o mercado, e os provedores de ativos virtuais, como bolsas, poderão operar. Os bancos ucranianos também poderão abrir contas para empresas de criptomoedas, disse o Ministério da Transformação Digital em um tweet.
A Ucrânia legalizou o setor de criptomoedas — @ZelenskyyUa assinou uma lei. A partir de agora, as exchanges de criptomoedas estrangeiras e ucranianas operarão legalmente e os bancos abrirão contas para empresas de criptomoedas. É um passo importante para o desenvolvimento do mercado de VA na Ucrânia.
Ukraine has legalized the crypto sector — @ZelenskyyUa signed a law. From now on foreign and Ukrainian cryptocurrencies exchanges will operate legally and banks will open accounts for crypto companies. It is an important step towards the development of the VA market in Ukraine. pic.twitter.com/lqqO1J9r1k
— Міністерство цифрової трансформації України (@mintsyfra) March 16, 2022
A Ucrânia está à frente da curva na adoção de criptomoedas por estados-nação nas últimas semanas, em meio a um dos períodos mais sombrios da história do país após invasão da Rússia.