O YouTube é mais uma empresa que vê com bons olhos a tecnologia NFT e Web3, segundo uma publicação nesta quinta-feira (10), que abordava uma visão positiva das ferramentas baseadas em blockchain para criadores de conteúdo.
A Web3 abre novas oportunidades para os criadores. Acreditamos que novas tecnologias como blockchain e NFTs podem permitir que os criadores construam relacionamentos mais profundos com seus fãs. Juntos, eles poderão colaborar em novos projetos e ganhar dinheiro de maneiras nunca antes possíveis”, comentou o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan.
O provável uso da tecnologia Web3 no YouTube poderiam ser na parte mídia de propriedade exclusiva e verificada pelos fãs, como vídeos, fotos e expressões artísticas, já que em 2021 a plataforma de vídeos ganhou mais de dois milhões de usuários com seu Programa de Parceiros, em que os criadores ganham renda com seu trabalho.
Há muito o que considerar para garantir que abordamos essas novas tecnologias com responsabilidade, mas achamos que há um potencial incrível também”, ponderou Mohan.
Atualmente, os espectadores assistem a mais de 700 milhões de horas de conteúdo no YouTube todos os dias, segundo levantamento da plataforma. O site de vídeos também é o segundo mecanismo de busca mais usado, atrás apenas do seu proprietário, o Google.
Se o YouTube implementar NFTs, blockchain e outras tecnologias Web3 para seus criadores, a empresa deverá legitimar o espaço tecnológico ainda bastante isolado para um amplo público global, e a tendência é que possa adotar já pelos próximos meses.
De certo modo, não é novidade que o YouTube passe a olhar com maior atenção para as tecnologias provindas do blockchain, já que o próprio Google vem se atentando á tecnologia, seja com formação de equipe no Google Cloud ou até mesmo se aproximando do uso de criptomoedas em sua plataforma de pagamentos, o Google Pay, além de parcerias com corretoras de criptomoedas.